Educação / ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

28 de Novembro de 2019 12h52

Cuiabá vai ampliar a educação socioemocional para atender alunos a partir da Educação Infantil até o Ensino Fundamental

28/11/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado afirmou, durante workshop sobre educação socioemocional, realizado na última terça-feira (26), no Hotel Fazenda Mato Grosso, que o prefeito Emanuel Pinheiro, pensando em construir uma geração de pessoas mais saudáveis emocionalmente a partir da Educação, determinou a ampliação do Programa Escola da Inteligência na rede pública municipal de Ensino. A partir de 2020 o programa passará a atender todos os alunos a partir da Educação Infantil I e II (4 e 5 anos) – antiga Pré Escola I e II -, até o último Ano do Ensino Fundamental (14 anos).

Em Cuiabá, o programa é executado desde 2018, quando foi implantado em caráter experimental em oito unidades educacionais, atendendo 4.873 alunos e 165 professores.

Já neste ano, o programa, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro foi ampliado para 30 unidades educacionais com o envolvimento direto de 33 coordenadores pedagógicos, 670 professores e 16 mil alunos, além de suas famílias.

A avaliação do programa feita por meio de uma pesquisa realizada entre alunos, pais, professores e diretores foi apresentado durante o workshop. Segundo a pesquisa, 100% dos diretores estão muito satisfeitos com o trabalho emocional desenvolvido com os alunos; também 100% deles disseram que o trabalho realizado pelo programa é necessário para o desenvolvimento de relações saudáveis entre os alunos; 97,8% dos diretores entrevistados avaliaram como ótima a redução do nível de ansiedade e de stress entre os alunos e, 99% querem a sua continuidade.

Entre as famílias, 98,2% delas responderam que o programa foi muito importante para os seus filhos e 98,8% querem a continuidade.  

Entre os alunos, 98,6% avaliaram como ótimas as aulas da Escola da Inteligência e, 99% deles, querem a sua continuidade no próximo ano.

“A Escola da Inteligência é uma ação de educação socioemocional. O método envolve estudantes, famílias e professores, promovendo a conscientização e o gerenciamento emocional o que impacta positivamente em toda a comunidade escolar”, salientou o consultor pedagógico, Dieikson de Carvalho, que acompanhou cada unidade educacional no desenvolvimento do programa.

Ele destaca também que para o estudante, o impacto é enorme. Com o programa eles ampliam suas competências, aprendem a administrar a mente e a lidar com as emoções, aumentando o  respeito e a tolerância, entre outras atitudes e habilidades fundamentais. Ainda tem o desempenho escolar, o aprendizado potencializado e mudanças comportamentais.

“Para o professor, ampliamos a possibilidade de aprimorarem as suas competências básicas além de prepará-los para que possam desenvolver as competências socioemocionais nos estudantes durante as aulas, transformando o espaço escolar em um ambiente cada vez mais saudável”, explicou Dieikson Carvalho.

Nesse processo as famílias recebem suporte para educar emocionalmente as crianças, de forma saudável e inteligente, por meio de um material didático específico, em reuniões que são realizadas durante o ano, para que possam refletir sobre as questões sociomocionais.

“Cuiabá está se transformando em uma referência nacional. Temos outras capitais que também desenvolvem o programa, mas nenhuma no volume, na intensidade e na profundidade que Cuiabá tem. Isso é fruto fundamentalmente da qualidade da rede, dos professores de Cuiabá”, disse Sandro Rezende, diretor da empresa parceira na execução do programa.

A professora Ângela Lisboa, comemora os resultados positivos. “Com o programa Escola da Inteligência estamos tendo uma grande oportunidade de trabalhar não só com os alunos, mas também com as famílias, para avançarmos no processo ensino aprendizagem porque uma criança saudável física e mentalmente, absorve melhor o conhecimento”, disse ela.

“A educação socioemocional prepara os estudantes para a vida, pois transforma o potencial de cada um deles em competências. Esses resultados positivos estão fazendo com que Cuiabá se torne uma referência. Mais uma vez a gestão Emanuel Pinheiro está promovendo uma revolução na Educação do Município, possibilitando avanços que vão refletir na construção de uma sociedade cada vez melhor e mais humana”, disse a secretária-adjunta, Edilene Machado.