Educação / Ler mais

30 de Setembro de 2015 09h44

Cuiabá participa de mobilização nacional pela leitura

30/09/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá aderiu à mobilização nacional “Dia de Ler. Todo Dia!”, que ocorrerá nesta quinta-feira (1º), das 9h às 21h, em vários municípios brasileiros. Em Cuiabá a mobilização maior ocorrerá nas bibliotecas Saber com Sabor e na Praça Alencastro, onde a Secretaria Municipal de Educação vai promover várias atividades e momentos de leitura. 

A proposta do Dia de Ler. Todo Dia! é promover momentos de leitura com o maior número de pessoas, independente do lugar ou do tipo de leitura. 

A Secretaria Municipal de Educação vai montar na Praça Alencastro um ambiente convidativo para atrair a população para momentos de leitura. No local haverá exposição de livros de vários temas e autores e sarau com contação de histórias.

A coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, explica que a leitura não precisa ser feita em uma biblioteca ou um lugar específico, mas pode ser feita também em casa, no trabalho, em uma praça, na sala de aula, no ponto de ônibus ou dentro do transporte público. “Ela pode ser individual ou em grupo. O que vale é reservar um momento do seu dia para a leitura, seja de um livro, revistas, gibis, até mesmo de uma bula de remédio ou livro de receitas”, diz a coordenadora. 

A iniciativa foi criada pela Prefeitura Municipal de Barueri (SP) e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB). A campanha fez tanto sucesso que foi ampliado para todo o Brasil e outros municípios resolveram aderir.

A ação é uma espécie de desafio com a proposta de mobilizar a maior quantidade possível de pessoas para ler neste dia. Todas as ações devem ser registradas em fotos ou vídeos e divulgadas nas redes sociais com a hashtag #diadelertododia.