Educação / Incentivando

17 de Setembro de 2016 08h35

Cuiabá participa da campanha mundial “Dia de Ler. Todo Dia!”

17/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Cuiabá participa pelo segundo ano consecutivo do evento Dia de Ler Todo Dia! A mobilização está agendada para ocorrer na próxima terça-feira (20) e este ano o evento contará com a participação de países de todo o mundo. A Secretaria Municipal de Educação aderiu a campanha e em Cuiabá, além das Bibliotecas Saber com Sabor, também haverá um ponto de leitura na Praça Alencastro, das 9h às 21h, onde será montado um espaço convidativo e atraente para a população. 

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, a intenção da campanha é promover momentos de leitura com o maior número de pessoas, independente do lugar ou tipo de leitura. “Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo, seja essa leitura um romance, uma poesia, ficção ou biografia, livro, revista, jornal ou gibi. O que conta é a atitude de ler, que deve ser um ato prazeroso”, observa a coordenadora.

A programação na Praça Alencastro e nas Bibliotecas Saber com Sabor com inclui exposição de obras da biodiversidade brasileira e matogrossense; doação de livros aos visitantes; contação de histórias, pé de livros (livros pendurados nas árvores); momento conversando com o escritor; oficina de desenho e pintura; distribuição de panfletagem e entrega de marcadores de páginas. 

A campanha Dia de Ler. Todo Dia! foi criada pela Prefeitura Municipal de Barueri (SP) e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB). A campanha fez tanto sucesso que foi ampliado para todo o Brasil e agora para o mundo todo. Quem participar da campanha poderá registrar as ações com fotos ou vídeos e divulgar nas redes sociais com a hashtag #diadelertododia.