Educação /

08 de Novembro de 2010 09h47

Cuiabá ganhará 11 novos centros de educação infantil

08/11/2010

Waldemir Félix-Assessoria/SME

Com a proximidade do final do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação acelera a construção de quatro novos centros de educação infantil para aumentar a oferta de vagas na rede municipal. Em fase de construção, essas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola. Outros sete centros serão construídos a partir do próximo ano, sendo que os recursos já estão alocados junto ao governo federal.

Os centros de educação infantil seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância. Esses centros, que estão em fase de construção, beneficiarão os bairros Passaredo, Pedra 90, Liberdade e Paiaguás. Das quatro unidades, a que se encontra mais adiantada é do bairro Liberdade,  em fase final de acabamento e que será entregue nos primeiros meses de 2011 à comunidade.

Segundo o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, cada centro de educação infantil tem capacidade para atender 224 crianças em dois turnos. Caso a unidade adote o sistema de escola de tempo integral, a oferta será reduzida para 112 crianças de zero a 5 anos e 11 meses, divididos no sistema Creche I (
0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

O secretário Permínio Pinto Filho ressalta a importância da parceria com o governo federal e do apoio de parlamentares para a execução dessas obras. Destaca o apoio recebido do relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), que incluiu os recursos no orçamento da União para que os serviços sejam realizados e as crianças beneficiadas. Somente nos primeiros quatro centros de educação infantil que estão sendo construídos será possível aumentar a oferta em 896 vagas.

As edificações seguem projeto-padrão e oferecerão toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

Recursos já estão alocados também para construção de outras sete unidades. Quatro estão previstas para 2011 e outras três serão construídas em 2012, segundo o secretário Permínio Pinto Filho. Os bairros beneficiados com esses centros de educação infantil serão o Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

 

Mais informações:
(65) 8465 7674