Educação /

20 de Julho de 2010 18h00

Cuiabá forma primeira turma de TDI em Educação Infantil

20/07/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A primeira turma de Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, modalidade a distância, direcionada às Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDIs) da rede municipal de ensino de Cuiabá, participou ontem à noite (19-07), do descerramento da placa com o nome dos 177 formandos, no saguão da secretaria de Educação da capital (SME).


A formação das servidoras obedece a uma determinação do Plano Nacional de Educação de 2001, que prevê que todos os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino tenham curso superior na área.

Para cumprir a resolução, o município de Cuiabá estabeleceu uma parceria com o Pró-Formar, que é um consórcio composto de sete entidades federais de ensino, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A SME se responsabilizou por toda a estrutura material e humana do curso e o consórcio, por meio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) da UFMT, pela produção do material didático-pedagógico e formação das orientadoras acadêmicas.


Durante a solenidade, a secretária adjunta de educação do município, Julieta Ribeiro Domingues, afirmou que o momento tinha ampla dimensão humana que se reflete num fazer pedagógico diferenciado no espaço da creche. “Esse grupo será um diferencial nas nossas unidades. Estamos contentes com a formação de vocês, mas também sabemos da responsabilidade que assumem, pois terão a oportunidade e o dever de melhorar a qualidade do ensino ofertado pelas nossas creches”.


Julieta também destacou o mérito dos formandos e das orientadoras acadêmicas no processo de formação. “Este momento é mérito desse grupo, mas também mérito dessas profissionais que se aventuraram nesse trabalho. Parabéns a todos vocês. Vamos ousar e construir juntos essa educação de qualidade”, finalizou.


Na oportunidade, a representante do NEAD no município, Cássia Fabiane Santos Souza, agradeceu as orientadoras do núcleo e a oportunidade de compartilhar o momento com todos os envolvidos no processo. Ela também reafirmou a importância da parceria na formação das TDIs. “Tudo isso só foi possível pelo esforço de muitas pessoas da prefeitura e da UFMT que acreditaram que era possível o ensino semipresencial”.


Para a representante do Sintep/Cuiabá e também formanda, Lorena Lobato, a conquista também é fruto da atuação do sindicato na reformulação da Lei Orgânica do Município e nas conquistas dos trabalhadores do ensino público municipal.


A professora Cleonirce Correia Amorim, que no evento representou as orientadoras acadêmicas, falou do trabalho de troca de experiências entre professoras e alunos no processo de aprendizagem “Sentiremos saudades de todas as atividades que desenvolvemos juntos, pois também aprendemos muito com vocês”.


Também presente ao evento, o vereador Antônio Fernandes destacou a importância dos recursos direcionados à educação pelos gestores. “Os números positivos do Ideb revelam a dedicação dos profissionais do ensino de Cuiabá e os investimentos feitos pela atual gestão”

Mais informações:
(65) 3645-6578