Educação / GESTÃO HUMANIZADA

04 de Maio de 2020 14h58

Cuiabá continua a entrega de kits para alunos da rede pública municipal de ensino

04/05/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá prossegue esta semana com a entrega dos kits da alimentação escolar e pedagógicos, aos alunos matriculados na rede pública municipal de Ensino.  Os kits da Alimentação Escolar e itens de higiene estão sendo entregues aos 18 mil alunos da rede, beneficiários do Programa Bolsa Família, somando 36 mil kits, em duas etapas. Já o kit de Material Escolar, aos 53 mil alunos matriculados em unidades educacionais do Município, de acordo com o Ano que estuda.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que as ações implementadas pela pasta, seguem a orientação da gestão, a fim de atender de forma humanizada, os alunos e consequentemente suas famílias. “Neste momento de pandemia, a Secretaria de Educação, orientada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, não parou. Todas as ações estão sendo realizadas a fim de minimizar os impactos causados pelas restrições sociais, tanto no processo de ensino aprendizagem como em relação ao bem estar dos nossos alunos. Estamos entregando os kits da alimentação escolar, 36 mil no total, em duas etapas, para os beneficiários do Programa Bolsa Família e também kits pedagógicos, dos programas Escola da Inteligência (53 mil kits), de Alfabetização e de Proficiência (30 mil kits), além do material escolar, para os 53 mil alunos matriculados nas 164 unidades da rede pública municipal”, disse ele.

Os kits são entregues nas unidades educacionais que organizam os dias e horários para que os pais possam buscar, a fim de evitar aglomerações e obedecendo as recomendações das autoridades médicas e sanitárias.

Kits pedagógicos

Os kits de Material Escolar são compostos por uma agenda para as crianças de 0 a 1 ano. Para as crianças de 2 anos, uma agenda e uma garrafa squeezze. A partir de 3 anos, de acordo com o Ano escolar, o kit passa a incorporar outros itens como apontador, caixa de lápis de cor, cola, tesoura sem ponta, caderno de desenho A3, caixa de gizão de cera, estojo, conjuntos de régua e esquadros e cadernos de espiral.

As garrafas squeeze estão sendo entregues para todos os alunos. Para as crianças de 4 e 5 anos e do 1º Ciclo, os kits escolares reúnem 12 itens e do 2º Ciclo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 18 itens.

Os pais aprovaram as ações que incluem além da entrega de kits, aulas EAD transmitidas por multiplaformas, inclusive via tv aberta. Para eles, essas ações têm minimizado os impactos negativos causados pela suspensão das atividades presenciais nas unidades e a necessidade de isolamento social.

Luciana Abreu Barcelos aprovou o kit de Material Escolar. “Está sendo de grande ajuda. Os materiais escolares, as aulas enviadas pelo whatsapp e as que estão sendo exibidas na televisão estão ajudando as crianças. Se não fosse isso, elas estariam sem fazer nada”, disse ela.

Já Franquileia de Figueiredo falou sobre o kit da Alimentação Escolar, que também recebeu junto com os kits pedagógicos. “Têm alunos que dependem dessa alimentação escolar porque as famílias não têm condições. Essa é uma ajuda boa. Que o prefeito continue a fazer isso porque algumas famílias só tem isso em casa. No meu caso vai me ajudar muito”, disse ela.