Sexta, 07 de fevereiro de 2020, 15h48
A- |  A+

Educação / TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

Cuiabá adquire plataforma interativa e multidisciplinar para auxiliar aprendizagem dos alunos

Os equipamentos vão atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental a partir de abril


A utilização de ferramentas digitais e inovações tecnológicas no processo ensino aprendizagem avança em Cuiabá. Durante a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, evento realizado de 21 a 31 de janeiro, e que reuniu aproximadamente 6 mil profissionais da Educação, o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou a mesa digital interativa multidisciplinar. A Secretaria Municipal de Educação adquiriu 124 mesas digitais para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para atender crianças de 3 a 10 anos. Por possuírem tecnologia touch screen, os alunos com deficiência também utilizarão o equipamento que possui conteúdo integrado às diretrizes curriculares do Ministério da Educação e à Política Municipal de Educação, a Escola Cuiabana.

“Em uma sociedade com desigualdade social, a escola pública torna-se a única fonte de acesso às informações e aos recursos tecnológicos, para as crianças de famílias de baixa renda. Dessa forma, a escola deve também assumir o papel de facilitar o acesso das comunidades carentes às novas tecnologias. À frente da Prefeitura de Cuiabá assumi um compromisso, de investir na Educação de Cuiabá, implementando ações e programas nas unidades educacionais para que elas tenham condições de formar cidadãos mais qualificados e preparados”, disse o Prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, explicou que a mesa auxilia o desenvolvimento dos alunos em todos os sentidos e, será usada na rede como um material educativo pedagógico. “Com a sua utilização os alunos desenvolverão ainda mais suas habilidades cognitivas e de coordenação motora fina, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, Matemática, Ciências, Artes, História, entre outros”, salientou ela.

As mesas digitais estão previstas para chegar nas unidades no mês de abril. Elas são equipadas com jogos e aplicativos e foram projetadas por profissionais qualificados em diversas áreas.

Para que o equipamento possa ser utilizado os professores receberão treinamento envolvendo o seu funcionamento, esquema interativo e sugestões de atividades para que possam desenvolver o planejamento pedagógico adequado para cada nível de ensino. “É importante formar tecnologicamente o professor, pois as novas tecnologias estão em constante aperfeiçoamento”, destacou Edilene Machado.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que mais uma vez o Prefeito Emanuel Pinheiro dá um passo importante para que a Educação de Cuiabá possa atender com mais qualidade os alunos matriculados na rede. “A gestão Emanuel Pinheiro, ao longo dos últimos anos, vem priorizando a Educação em todos os sentidos, investindo na infraestrutura da rede e também no pedagógico. A inserção de inovações tecnológicas atende as necessidades de um mundo cada vez mais globalizado e o uso dessas novas tecnologias em sala de aula é um desafio para as escolas, que devem formar esses alunos para o futuro”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá