Educação / QUALIDADE DE VIDA

20 de Outubro de 2018 08h00

Criado com fins terapêuticos, coral Educanto reúne 34 servidores da Secretaria de Educação

20/10/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O coral Educanto da Secretaria Municipal de Educação (SME) se apresentou nesta quarta-feira (17) na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), do Hospital Universitário Júlio Muller. Formado por 34 servidores da SME, o coral foi criado em 2016 com fins terapêuticos pelas Coordenadorias de Saúde do Trabalhador e Psicossocial, da Diretoria de Recursos Humanos (DRH).

A assessora pedagógica da coordenadoria de Formação da Diretoria de Ensino, Eliane de Castilho Lírio, atual regente do grupo, falou sobre o trabalho desenvolvido. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Especialista em Fundamentos da Musicoterapia pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (2003) e mestre em estudos de Cultura Contemporânea com ênfase em música, explicou que a musicoterapia busca a melhoria de qualidade de vida.

Segundo ela, a prática do canto coral é uma das atividades que podem ser desenvolvidas dentro desse segmento, a musicoterapia, sendo uma importante aliada para a promoção da qualidade de vida uma vez que se trata de uma ferramenta de socialização, de relação interpessoal e afetiva, e auxiliar no desenvolvimento de potencialidades físicas e psicoemocionais, além de promover cultura no âmbito do trabalho.

“O canto coral como atividade de musicoterapia pode beneficiar as pessoas de várias formas, seja aquelas que estejam necessitando de alívio, apoio, reabilitação ou de um tratamento preventivo e fortalecimento da autoestima. No nosso caso, essa prática vai além das questões musicais, abrangendo a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais”, explicou Eliane Castilho.

O coral acolhe os servidores da Secretaria e, prioritariamente, aqueles que se encontram em licença médica, ou em readaptação de função.

Na apresentação durante a Sipat Integrada do Hospital Júlio Muller, o coral cantou clássicos da música popular brasileira e também cuiabana, ‘Maria, Maria’, de Milton Nascimento, ‘Viola de Cocho’, de Abel Santos e ‘Estrela’, de Victor Ramil.

Desde que foi criado, o coral Educanto vem ampliando suas atividades, realizando apresentações em vários eventos como na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em junho do ano passado, durante a Mostra Estadual do EdPopSUS-MT: "A invenção do Cotidiano: diálogo e cuidado em saúde" e, também no ano passado, num evento realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, no encerramento das atividades da Biblioteca Estevão de Mendonça, Palácio da Instrução, além de eventos internos da SME, entre outros.

Este final de ano, além dos eventos internos da SME, o coral se prepara para novas apresentações fora da Secretaria como no próximo domingo (21), às 16 horas, no 2º dia de Sensibilização à perda Gestacional, neonatal e infantil realizada pela ONG Mães de Anjos no Parque das Águas.