Educação /

25 de Outubro de 2010 14h20

Creche Josefa Parente promove desfile de integração com a comunidade escolar

25/10/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Alunos da creche municipal Josefa Parente, no bairro Bela Vista, mostraram charme, elegância e postura em um desfile promovido na última sexta-feira (22-10) pelos educadores e a comunidade escolar, na Associação dos Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo do evento foi trabalhar a expressão corporal dos alunos, como lateralidade e equilíbrio, além de fortalecer a integração entre a creche e as famílias dos estudantes.

Na passarela, as crianças se apresentaram com trajes de banho, passeio e esporte, sob o aplauso de pais, avós, educadores e convidados. “Esse trabalho com o corpo e a socialização dos alunos é integrante da nossa proposta curricular”, explica a diretora da unidade de ensino, Rosa Maria Benedita de Oliveira Almeida.

A diretora também agradeceu o empenho e a participação dos pais e educadores de creche na realização do desfile e destacou a importância da relação harmoniosa entre os diversos segmentos da comunidade escolar. “Eu acredito muito nessa convivência. Como os pais não podem estar o tempo todo na creche, este é um momento de aproximação, de união”.

Os estudantes egressos da creche também participaram da confraternização e deram as mãos aos atuais alunos, simbolizando a manutenção do vínculo com a unidade de ensino. “Essa é uma característica interessante dos nossos ex-alunos. Mesmo indo para outras escolas depois que passam da idade de creche, eles continuam mantendo essa proximidade”, explicou a diretora.

O comerciante Hipólito Saraiva da Silva Filho, 48 anos, que tem um neto que freqüenta e outro que já estudou naquela unidade, que também é presidente do bairro Bela Vista, a participação da família é importante porque contribui com a confiança entre as duas entidades e, conseqüentemente, com o desenvolvimento das crianças. “Estamos sempre integrados e buscando soluções para os problemas que surgem para que a creche tenha êxito. A diretora é uma pessoa que consegue agregar escola e família”, relatou.

Os cuidados e o aprendizado que o neto de dois anos e 9 meses recebe na unidade de ensino, são destaques da comerciante Tânia Taborda, 47 anos. Segundo a avó, depois que passou a freqüentar a creche, o neto tem desenvolvido atitudes de socialização e noções de higiene, por exemplo. “Percebemos que ele tem aprendido bastante. Ou seja, ele está sendo preparado para o mundo. Isso também exige a participação dos pais”, ponderou.

“É maravilhosa a integração escola, família e educadores. Isso é constante na nossa creche”, afirmou a educadora infantil, Marenil Alessandra Siqueira, 36 anos. Segundo ela, o evento é a culminância de todas as atividades desenvolvidas com os 90 alunos da unidade e revela a parceria positiva com a comunidade escolar. “Essa relação mostra a transparência do trabalho que desenvolvemos na Educação Infantil, que é a base de todo o processo de ensino”, destacou.
Após o desfile, foi oferecido um jantar aos participantes do evento.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578