Educação /

20 de Março de 2014 17h39

Creche cria mascote para trabalhar contação de história com alunos

20/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A creche municipal São Francisco de Assis, do bairro Praeiro, criou uma alternativa bastante divertida para trabalhar a narrativa com os alunos. Por meio do projeto “Ivens virou história: O menino protetor do Rio Cuiabá”, os educadores criaram um boneco que virou o mascote da unidade de ensino e servirá de ponto central para as histórias que serão contadas às crianças.

A apresentação do boneco foi feita nesta quarta-feira em um evento que reuniu além de alunos e educadores, o médico infectologista e escritor Ivens Cuiabano Scaff, que serviu de referência para a criação do mascote.

O projeto foi criado e executado em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foram as alunas Luana Aparecida Xavier e Carolinne Verônica Gonçalves, do 3° semestre do curso, que levaram a proposta do projeto para a direção da creche.

“Neste semestre nós temos a disciplina de estágio básico, que exige o trabalho com crianças no contexto socioeducativo e nós escolhemos essa creche para executar o projeto”, explica Luana Xavier.

Segundo a estudante, o projeto busca propiciar nas crianças o desenvolvimento da cognição e a construção da personalidade, trabalhando com a atividade imaginativa e de criação delas dentro de um caráter didático. “Através da narrativa a criança desenvolve o vocabulário adequado para o uso e passa a fazer uso de estruturas linguísticas apropriadas, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo”, explica a aluna.

Conforme a diretora da creche, Danúbia Rodrigues, o projeto passou por um longo processo até chegar ao momento em que o mascote foi apresentado aos alunos. Primeiro foi criada a história que seria contada às crianças. Os personagens principais foram São Francisco de Assis, que dá nome à instituição, e Ivens Cuiabano. Na história os dois se juntam para defender o Rio Cuiabá da poluição. Depois de feita a contação de história para as crianças, foi pedido a elas que ilustrassem em papel o que foi contado. O resultado dessa ilustração foi a produção de um livro de autoria das próprias crianças.

A diretora explica que o poeta Ivens Cuiabano foi escolhido como referência porque é reconhecido em sua abordagem ao universo infantil e por sua preocupação com a natureza e com o processo de urbanização na cidade de Cuiabá. Além disso, ele nasceu e mora na região do porto e sempre aborda em suas poesias o cuidado com o Rio Cuiabá.

A coordenadora da creche, Edith Pinto de França, destacou que a unidade de ensino, que atende aproximadamente 140 alunos de 2 a 3 anos de idade, está localizada no bairro Praeiro, nas proximidades do Rio Cuiabá, por isso foi escolhido esse tema para trabalhar com as crianças.

O poeta Ivens Cuiabano disse que ficou surpreso quando soube que seria referência para a criação do mascote e para o livro, mas se sentiu muito lisonjeado. “O mais importante é ver que a creche conseguiu atingir seu objetivo, que foi identificar o potencial de cada criança”, disse o médico, acrescentando que ficou muito feliz ao perceber o interesse das crianças em cuidar do Rio Cuiabá.  

O médico e poeta Ivens Cuiabano Scaff foi recentemente eleito para ocupar uma cadeira na Academia Matogrossense de Letras. A posse será na próxima terça-feira (25), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço.