Educação / VALORIZAÇÃO

01 de Abril de 2022 09h44

Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação, retoma atividades em abril

01/04/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Criado em 2016 com fins terapêuticos pelas Coordenadorias de Saúde do Trabalhador e Psicossocial, da então Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria Municipal de Educação, o Coral Educanto formado por profissionais da educação, retoma suas atividades e ensaios no próximo dia 19 de abril. As inscrições para os interessados em participar estão abertas a partir desta quinta-feira (31/), até o dia 13/04. 

A assessora pedagógica da Coordenadoria Técnica de Ensino, Eliane de Castilho Lírio, atual regente do grupo, falou sobre o trabalho desenvolvido dentro do Coral Educação. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e mestre em estudos de Cultura Contemporânea com ênfase em música, Eliane de Castilho explicou como a musicoterapia promove a qualidade de vida.

Segundo ela, a prática do canto coral é uma das atividades que podem ser desenvolvidas dentro desse segmento, a musicoterapia, sendo uma importante ferramenta de socialização, de relação interpessoal e afetiva, e auxiliar no desenvolvimento de potencialidades físicas e psicoemocionais, além de promover cultura no âmbito do trabalho.

“O canto coral como atividade de musicoterapia pode beneficiar as pessoas de várias formas, seja aquelas que estejam necessitando de alívio, apoio, reabilitação ou de um tratamento preventivo e fortalecimento da autoestima. No nosso caso, essa prática vai além das questões musicais, abrangendo a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais”, explicou Eliane Castilho.

O projeto, criado prioritariamente, para acolher servidores que se encontravam em licença médica, ou em readaptação de função, hoje está aberto a todos os profissionais da Educação. Este ano, são 50 vagas disponíveis.

Desde que foi criado, o coral Educanto vem ampliando suas atividades, com a realização de apresentações em eventos. Este ano, de acordo com a regente do grupo, Eliane de Castilho a proposta é trabalhar um repertório diferenciado e apresentações com foco no aniversário de 06 anos do Coral Educanto com um concerto especial no mês novembro. Outra novidade será o repertorio, totalmente novo, com musicas regionais de autoria dos professores de música da rede publica municipal de educação.

O primeiro encontro do grupo em 2022 será no dia 19/04,  no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, das 07:30h às 8:30h. Nesse dia será apresentada aos coralistas, a equipe técnica do coral e  a programação para o ano. Logo em seguida começam os ensaios e, na parte final, será feita a avaliação de naipe.