Educação / ALFABETIZAÇÃO

12 de Novembro de 2021 15h00

Coordenadores pedagógicos participam nesta sexta-feira (12) de formação do Projeto Brincar e Letrar

12/11/2021

MARIA BARBANT

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira (12), durante todo o dia, no Hotel Fazenda Mato Grosso o segundo encontro de formação continuada do projeto Brincar e Letrar com o tema, O Planejamento das Experiências na Educação Infantil: a criança como centro.  O evento reúne 99 coordenadores pedagógicos das unidades que atendem a Educação Infantil, na modalidade Pré-escola II (5 anos). A formação será presencial, com todas as medidas de biossegurança.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos explicou que o projeto, voltado a alfabetização, é mais uma ação da gestão que busca avançar e oferecer um ensino cada vez mais qualificado. “A formação é um momento de diálogo, de compartilhar as experiências iniciais possibilitando que os profissionais elaborem os documentos pedagógicos referente as experiências de aprendizagem, direcionadas para as crianças”, destacou a coordenadora.

Na pauta do encontro formativo serão discutidos temas como o papel do coordenador pedagógico, o papel do professor na relação com família e escola, as iniciativas de brincadeiras e as possibilidades reais de desenvolvimento e aprendizagem, o planejamento de uma prática pedagógica centrada na criança, entre outros.

A expectativa é que a formação auxilie os profissionais na elaboração do planejamento da prática pedagógica de diferentes turmas a partir de sequências diidáticas/pedagógicas que atendam os princípios de Significatividade, Ludicidade e Continuidade.

Brincar e Letrar

O Projeto Brincar e Letrar está inserido nas ações previstas no Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC). Sete mil estudantes em 96 unidades já estão sendo atendidos pelo projeto que em 2022 será ampliado para as unidades que passarão a atender turmas de Pré Escola II.

A primeira formação voltada para os profissionais da educação foi realizada em outubro, de forma online, numa primeira etapa para coordenadores pedagógicos e depois para 288 professores da Educação Infantil, Pré Escola II.

Além da formação continuada o projeto inclui um kit com material estrutura para os estudantes com livros para a criança e a família e o kit do professor.

 

Serviço

Formação do Projeto Brincar e Letrar

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos

 

Dia 12/11/2021

Período Matutino

Das 8h – 08:30h - Abertura

Secretária de Educação - Edilene de Souza Machado

Coordenadora Técnica de Ensino - Zileide Lucinda dos Santos

 

Das 08:30h – 11:30h - Formadora da Editora Aprender Cristianny Portela e Ana Lúcia Soares

 

Período Vespertino

Das 14h – 14:30h - Abertura

Secretária Adjunta de Educação - Débora Marques Vilar

Diretora de Gestão Educacional - Mabel Strobel

 

Das 14:30h – 17:30h - Formadora da Editora Aprender Cristianny Portela e Ana Lúcia Soares