Educação /

30 de Março de 2012 12h54

Coordenadores pedagógicos da Educação Infantil de Cuiabá se reúnem no "Roda de Conversa"

30/03/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Os coordenadores pedagógicos de creches municipais de Cuiabá reúnem-se hoje com a coordenadoria de Formação para discutirem as propostas a serem trabalhadas com os profissionais das unidades no dia 13 de abril.

O projeto “Roda de Conversa” envolve todos os educadores da rede, uma vez que acontece em escolas e creches. Hoje as orientações estão voltadas aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; pois, eles são os responsáveis por dar continuidade a este trabalho com os Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) no próximo dia 13.

Organização da pauta didática, propostas de formação para 2012, e relação entre teoria e prática dos coordenadores pedagógicos na Educação Infantil são uns dos assuntos que serão abordados neste primeiro momento de preparação.

“É um momento de contextualização do que o trabalho desta equipe (coordenadores pedagógicos) representa nas unidades; qual a importância destas atividades para a rede em geral. Este trabalho antigamente era realizado com as diretoras apenas, as unidades não contavam com coordenadores pedagógicos. Então, o ‘Roda de Conversa’ também é um momento para estes profissionais construírem sua identidade, entenderem que, com o empenho deles é possível resultados cada vez melhores.”, explica a assessora pedagógica e articuladora do “Roda de Conversa” nas creches, Neuraídes Ribeiro.

Esta iniciativa pretende envolver não só os TDIs, mas todos os profissionais que trabalham com as crianças, fazendo-os perceber que todos podem contribuir pedagogicamente dentro das funções que desenvolvem, tanto na alimentação quanto na limpeza ou na segurança. Ou seja, mesmo que não trabalhe diretamente com as crianças, é possível criar, dentro de cada segmento, aspectos que colaborem para a melhoria do meio educativo.

Além disso, todas as sextas-feiras a equipe da Educação Infantil, junto à coordenadoria de Currículo, dá continuidade a tudo que é planejado com os coordenadores, acompanhando, orientando e monitorando as atividades desenvolvidas nas unidades. Neste ano, irão acontecer quatro encontros do “Roda de Conversa” com a equipe gestora e com os profissionais da Educação Infantil.

O evento está acontecendo nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), na parte da manhã das 08h às 12h, e no período vespertino das 13h30 ás 17h30.