Educação / Nutrição escolar

29 de Janeiro de 2015 16h57

Consumo da carne suína será incrementado nas unidades de ensino

29/01/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 600 técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal de ensino serão beneficiados com curso de aperfeiçoamento da gastronomia à base de carne suína. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Senac-MT. O termo de cooperação entre os parceiros foi assinado nesta quinta-feira (29). 

“Essa é uma parceria muito importante para a educação, pois além de beneficiar as técnicas com a formação, também vai contribuir para incrementar e enriquecer a alimentação oferecida aos nossos alunos”, destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo. 

Segundo o secretário, na rede municipal são servidas diariamente 86 mil refeições, com um cardápio especial, elaborado por profissionais especializados, como nutricionistas e gastrônomos. “Com essa iniciativa vamos valorizar a produção e incentivar o consumo da carne suína em nosso estado”, acrescentou.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, também enfatizou a importância da ação conjunta. “Gostaria de destacar a oportunidade que a Prefeitura está nos dando para divulgar a essa nova geração de consumidores a importância do consumo da carne suína”. 

O diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, lembrou que Mato Grosso está entre os cinco maiores produtores de carne suína do país, no entanto, o seu consumo ainda é pequeno se comparado a outros países. “É uma carne saborosa com várias possibilidades de utilização, além disso, tem a vantagem de ser mais barata que a carne bovina”. 

Com carga horária de 40 horas, o curso será gratuito e subsidiado pelo Senac. As inscrições estão abertas e as turmas serão formadas conforme o número de procura. Após a formação das turmas será definido o início e local de realização do curso.

A técnica Keityane Soares, que trabalha na creche Santa Inês, disse que a iniciativa vai desmistificar a ideia de que a carne suína faz mal à saúde e não pode ser oferecida à criança. “Estou ansiosa pra começar e aprender novas técnicas de preparo e manuseio da carne”.

A nutricionista e consultora da ABCS, Thaliane Dias, proferiu a palestra “Carne Suína: Consumindo com mais Saúde”.