Educação / BAQUARA

05 de Julho de 2019 12h45

Conselho Municipal de Educação lança revista eletrônica ‘Baquara’ em Cuiabá

05/07/2019

ADÃO DE OLIVEIRA

Jorge Pinho

Foi lançada nesta sexta-feira (05), no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, a primeira revista eletrônica intitulada “Baquara”, que na língua do povo Bororó significa aquele que sabe ou quer saber. O serviço editorial gratuito é destinado a publicação de artigos de cunho cientifico de professores graduados, especialista em educação, mestres, doutores, estudiosos ou pesquisadores da área, de todo o país. Todo o trabalho é coordenado por uma equipe editorial formada por técnicos e especialistas em Educação, que fazem parte de Conselho Municipal de Educação (CME).

O presidente do CME, Luiz Jorge agradeceu à gestão Emanuel Pinheiro, por reconhecer a importância da publicação. “Quero agradecer a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por meio do secretário de Educação, Alex Vieira Passos, que não mediram esforços para mais esta realização. Este é um momento em que todo sistema educacional ganha”, disse Luiz Jorge, ao se dirigir ao secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos que prestigiou a solenidade de lançamento da revista eletrônica.

Luiz Jorge destacou o trabalho da equipe responsável pela editoração da revista, bem como o alcance e a importância da publicação para o sistema de Educação. “Não foi fácil agregar ideias, pessoas e técnicos para construção desse projeto que cumpre a finalidade de ajudar aos profissionais da Educação”, disse Luiz Jorge, confirmando que a primeira edição terá uma versão impressa em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, e para marcar a importância da publicação.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, também representado a Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE), seccional Mato Grosso, entidade que preside, considerou o serviço editorial de publicação online, um marco para a Educação do município, do Estado e do país, num momento em que todos trabalham para garantir os instrumentos necessários para que Cuiabá tenha uma Educação básica de qualidade. “Com esse material, iremos apoiar ainda mais a nossa Educação, que é a maior e melhor de Mato Grosso”, disse o presidente da ABRADE.

Para Alex Viera Passos, atualmente, a Educação não se faz somente com estrutura de sala de aula e outros requisitos pedagógicos, mas também com estudos, pesquisas e extensão. “E a revista eletrônica Baquara é um marco nesse sentido”, destacou.

O secretário e presidente da ABRADE lembrou ainda que a produção da revista, dos artigos a editoração, foi construída pelos técnicos do Município, entre eles especialistas, mestres, e doutores extremamente competentes, que agora tem a oportunidade de disponibilizar a sua produção aos mais de 10 mil profissionais da Educação de Cuiabá, melhorando cada vez mais o ensino. “Essa revista traz ganhos efetivos aos profissionais da Educação, e ainda dá publicidade as suas pesquisas e estudos”, disse ele durante a solenidade de lançamento da revista eletrônica.

A revista Baquara pode ser acessada no endereço http://revistabaquara.com.br/baquara22.pdf