Educação / Debate

09 de Julho de 2014 15h40

Conselho de Cuiabá discute sobre educação para presos e aulas em período de estiagem

09/07/2014

PRISCILLA VILELA

Luiz Alves

Arquivo

Profissionais da área educacional apresentaram na manhã desta quarta-feira (9) sugestões e contribuições para a Prefeitura de Cuiabá relativas a melhorias na oferta de educação básica para presidiários e no ensino durante a época de estiagem. As sugestões apresentadas durante a audiência serão discutidas pelo Conselho Municipal de Educação e votadas no final deste mês.

Cerca de 100 pessoas compareceram no auditório Maestro China, na Secretaria de Educação de Cuiabá, e puderam contribuir com as minutas de resoluções normativas pertencentes ao sistema educacional municipal. A proposta é de que, com a discussão, seja possível montar um guia de orientação prático para tratar dos dois pontos levantados, a fim de facilitar a condução dos temas.

Mais especificamente, as minutas tratam da forma como serão realizadas aulas e atividades nas unidades educacionais nos períodos de estiagem e baixa umidade relativa do ar e, também, na oferta de educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA 1º e 2º segmentos, para pessoas que se encontram sob custódia do Estado.

Entre as principais sugestões levantadas pelos profissionais está a realização das aulas de matérias regulares nos períodos críticos de seca, com acompanhamento de professores de educação física. Todas as propostas, no entanto, deverão ser analisadas para ver se há possibilidade e viabilidade de serem colocadas em prática pela Secretaria de Educação de Cuiabá. 

“Várias propostas que pretendem servir de orientação para pontos críticos como esses, estão sendo apresentados. Essa é uma contribuição geral dada pelos profissionais e que será analisada pelo Conselho”, disse a secretária executiva do Conselho Municipal de Educação, Elenir Campos de Oliveira.