Educação / Capacitação

16 de Setembro de 2014 10h44

Conselheiros de escolas e creches recebem formação

16/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (15) a segunda etapa do curso de formação para diretores e conselheiros das escolas e creches da rede de Cuiabá. O curso segue até quinta-feira das 18h às 21h.

A formação é destinada aos presidentes, secretários e tesoureiros dos conselhos Escolar Comunitário (CEC) e de Unidade de Creche (CUC). Também participam os diretores de escolas e creches, totalizando 568 conselheiros dos 148 conselhos. 

Os temas da formação nesta etapa serão “Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade” e “Conselho Escolar e a aprendizagem na escola”.

O curso tem duração de 20 horas, distribuídas em cinco encontros de quatro horas cada. O primeiro foi realizado no mês de julho, o segundo ocorre este mês e as demais serão nos meses de outubro, novembro e dezembro. 

Durante a cerimônia de abertura da formação, a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, fez um breve histórico de como começou o processo de gestão democrática nas escolas e falou da importância da participação efetiva da sociedade na construção de políticas públicas para a educação. 

“O processo de gestão democrática iniciou em Cuiabá há 26 anos, quando ocorreu a primeira eleição para diretoria de uma unidade de ensino. É importante destacar que um dos princípios da gestão democrática é a participação popular”, disse ela. 

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Vanilda Mendes, a formação tem como objetivo instrumentalizar os conselheiros com conhecimentos significativos na perspectiva da gestão democrática. “Fico muito feliz em ver a presença expressiva dos conselheiros nessa formação, isso demonstra o quanto estão preocupados com a melhoria da educação no nosso município”, observou Vanilda Mendes. 

A diretora da creche municipal Jamil Boutros Nadaf, Evanildes Lucia da Silva, disse que a formação fortalece o trabalho do gestor e dos conselheiros. “Como estou no meu primeiro mandato, encontrei algumas dificuldades no começo da gestão e essa formação está me ajudando a lidar melhor com situações corriqueiras na administração da unidade de ensino”.

As Coordenadorias de Formação e de Gestão e Legislação, ligadas à Diretoria de Ensino, são responsáveis pela formação dos conselheiros e pelo acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelos membros dos conselhos. 

Os conselhos são responsáveis por deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. Seus membros participam da elaboração do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, acompanham as ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizam a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação. 

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do curso o coordenador de Gestão e Legislação, José Sebastião Arruda, a coordenadora de Formação, Márcia Albieri, e o presidente do Sintep-Cuiabá, João Custódio.