Educação / SEMINÁRIO

30 de Maio de 2019 10h45

Conselheiros de Cuiabá participam de seminário em Pernambuco

30/05/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Representantes do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CMC) estão reunidos nesta quinta-feira (30) no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, no 21º Seminário Nacional “Escola? Presente”.

O evento, com o tema, a “BNCC e Currículo: As novas demandas para a Educação Básica” tem como perspectiva proporcionar um ambiente que envolva diferentes atores educacionais do cenário nacional, e grandes nomes da educação brasileira no campo da pesquisa, da reflexão e da prática educacional, possibilitando a formação e qualificação dos profissionais.

O seminário tem como foco, os profissionais da educação que atuam na Educação Básica (professores, coordenadores educacionais e gestores da educação), além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins.

Na abertura do seminário, na manhã desta quinta-feira, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Luiz Batista Jorge falou sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular para o avanço da Educação no Brasil. A BNCC já passou por dois níveis de discussão, o nacional com a aprovação do Conselho Nacional de Educação e, no ano passado, as discussões se concentraram a nível estadual.

Este ano, o documento está sendo discutido pelos municípios que possuem Sistema Educacional para serem feitas as adequações. "Cuiabá, por exemplo, tem uma proposta de política educacional para o Município com pontos centrados na questão da Arte e da Cultura. Diante dessas peculiaridades, vemos a importância das discussões em torno da BNCC pelos sistemas municipais, discussões essas que devem ser conduzidas pelos Conselhos Municipais de Educação, que tem a responsabilidade de aprovar essas propostas que vão refletir na política pedagógica de cada unidade de ensino, independente de ser particular ou da rede pública", destacou Luiz Jorge. 

Durante o seminário, os profissionais vão discutir proposições para o avanço do ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, do Fundamental ao Ensino Médio; os desafios e melhores possibilidades, dentro da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, e a educação transformadora e humanizada. 

O Seminário Nacional “Escola? Presente” é realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, uma organização não governamental, sem fins lucrativos.

Participam do seminário, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Batista Jorge, os conselheiros Maureleno da Silva Rocha, representante dos Diretores das Escolas Públicas do Município e Geraldo Grossi Júnior, presidente da Câmara de Educação Infantil, além do assessor técnico do CME, Ildervan de Oliveira Barros.

Seminário

O 21º Seminário Nacional “Escola? Presente” é uma realização do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania dentro do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE que visa a qualificação profissional em diversas áreas de atuação enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional. 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)