Educação / VI CECSE

15 de Novembro de 2021 06h05

Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação volta a ser presencial, com adoção de medidas de biossegurança

15/11/2021

MARIA BARBANT

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no próximo dia 16, às 19h, na quadra poliesportiva da Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, no bairro Coxipó, a abertura oficial da VI edição da Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação. Criado em 2016, o CECSE tem como objetivo promover o estreitamento das relações interpessoais entre os Servidores da Educação, estimulando a cultura da prática esportiva e o protagonismo.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins contou que em 2020, a pandemia obrigou a comunidade escolar a se adaptar a uma nova rotina, mas, a partir da reorganização do planejamento e ações diferenciadas, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos realizou o V CECSE – Mexa-se na quarentena. “A confraternização aconteceu no formato online, com a proposição de desafios. A proposta foi apresentar um conceito metodológico baseado na construção de vivência de momentos prazerosos a partir da prática de Atividades Artísticas, Culturais, Esportivas e Lúdicas, tais como: Desafio do Rap, Desafio da bola, Desafio Poético e Desafio da Dança”, explicou. O evento foi um sucesso e os vídeos produzidos pelos servidores tiveram a participação de seus familiares, uma vez que se encontravam em momento de total isolamento social.

Este ano, o VI CECSE volta a acontecer de forma presencial, uma vez que os servidores já foram vacinados, e com o propósito de atenuar os efeitos da pandemia por meio de atividades esportivas, que possibilitam momentos de socialização e o equilíbrio entre a saúde mental e física.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a iniciativa. “Esta é uma das ações da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, cujo o foco é o Servidor Público da Rede Municipal de Educação. Desde que foi criado, oportuniza aos servidores usufruir das práticas corporais, potencializa o lazer e amplia as redes de sociabilidade, promovendo a saúde, uma das metas da gestão Emanuel Pinheiro.  É perceptível como o evento tem impactado positivo nas relações interpessoais dos profissionais dentro do ambiente escolar, refletindo no desenvolvimento do trabalho e consequentemente na melhora do processo de ensino aprendizagem dos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

Competições

Este ano as competições envolverão 20 equipes por modalidade, queimada (feminino), futsal (masculino e feminino) e voleibol misto. Os jogos serão realizados nas quadras poliesportivas da Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte e Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti.

No próximo dia 12, às 9 h, será realizado no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, o Congresso Técnico com o sorteio das equipes para elaboração das tabelas.

Para realização do evento, a comissão organizadora adotará medidas para proteção e prevenção à Covid-19 garantindo condições adequadas para que todos possam participar de forma segura. Além da redução de modalidades esportivas, os eventos de abertura e encerramento da confraternização contarão com número restrito de participantes. Também serão disponibilização álcool 70% durante as partidas e utilização obrigatória de máscaras antes e depois dos jogos. Os participantes deverão obrigatoriamente apresentar o comprovante de vacinação.

Premiação

Serão premiados com medalhas, os servidores das unidades que conquistaram os três primeiros lugares de cada modalidade. O encerramento do VI CECSE será no dia 09/12, às 19h, Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, com a premiação das equipes vencedoras.