Educação / CUIABÁ 298 ANOS EDUCAÇÃO INFANTIL

06 de Abril de 2017 18h25

Concurso de dança envolve mais de 200 crianças da Educação Infantil de Cuiabá

06/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

O segundo e terceiro dia de programação da Secretaria Municipal de Educação (SME) alusiva ao aniversário de Cuiabá, realizados nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), ficou marcado pelo inicio do projeto Educando para a Cuiabania III, etapa do concurso de dança de Siriri e Rasqueado, voltado para as crianças da Educação Infantil.

A fase eliminatório do concurso envolveu cerca de 250 alunos de Creches, de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) e ficou dividido em duas modalidades.

No primeiro grupo 14 unidades competiram entre si com crianças de até três anos e no segundo 27 escolas levaram alunos com idade entre quatro e cinco anos. As disputas entre as unidades ficaram subdividas pelos polos regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste) de suas respectivas regiões de localização.

A ideia central do projeto é focado em promover e fomentar a cultura e a história de Cuiabá, principalmente no contexto de ensino infantil, o qual visa desenvolver a cultura local para as crianças neste inicio de formação educacional.

"Esse trabalho é justamente para resgatar a cultura cuiabana. Então esse evento é para que elas [crianças] participem e assistam de perto a importância da valorização das nossas tradições", destacou Olinda Gonçalves de Almeida, diretora da Emeb Ana Tereza Arcos Krause, uma das unidades finalistas.  

 As unidades escolares competiram durante dois dias, sempre abservados pela bancada de jurados que avaliaram os quesitos Coreografia, Evolução, Animação e Figurino.

Os vencedores dessa etapa eliminatória vão ser premiados logo após a disputa final, desta sexta-feira (06), que será realizada no auditório Maestro China da pasta de Educação municipal.

As equipes vencedoras de suas respectivas categorias levarão oito bicicletas zero para cada membro do grupo. As segundas colocadas ganharão Kits de Livros e as terceiras Kits Desenhos.

Confira os finalistas:

Categoria até 3 anos

 CMEI Antônio Marcos Ruzzene - bairro Paiaguás (NORTE)

Creche Manoelino de Jesus -  bairro Pascoal Ramos (SUL)

Creche Dona Micaela - bairro Lixeira (LESTE)

Creche Benedita Dias - bairro Pedregal (OESTE)

Categoria de 4 a 5 anos

Emeb Firmo José Rodrigues - bairro Três Barras (NORTE)

Emeb Ana Tereza Arcos Krause - bairro Jardim Industriário II (SUL)

Emeb Irmão Maria Betty de Souza Pires - bairro Novo Matogrosso (LESTE)

Emeb São João Bosco - bairro Cidade Alta (OESTE)