Educação / Educação infantil

14 de Abril de 2016 09h34

Comunidade do Jardim Imperial é beneficiada com escola e CMEI novos

14/04/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Uma entrega em dose dupla. Foi dessa forma que a Prefeitura presenteou a comunidade do bairro Jardim Imperial, inaugurando na noite desta quarta-feira (13) uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Homenageando duas personalidades importantes de Cuiabá, o CMEI levou o nome do poeta Manoel de Barros e a Escola do professor Calos Alberto Reyes Maldonado, ex-secretário de Educação de Cuiabá.

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, a entrega dessas duas unidades educacionais integra um pacote de várias obras que estão sendo realizadas em Cuiabá. 

“Sem dúvida nenhuma este é mais um belo patrimônio que estamos entregando para a população cuiabana. Com um trabalho sério e com muita responsabilidade com a aplicação do dinheiro público estamos conseguindo fazer muitas ações e dando uma nova cara para Cuiabá”, disse o prefeito. 

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que as unidades são dois empreendimentos de primeira linha, que vão além da qualidade na estrutura física, mas também com materiais pedagógicos e equipamentos adequados que vão contribuir para um ensino de qualidade. “Com toda essa estrutura os pais terão tranquilidade em deixar seus filhos, pois terão a certeza da garantia de um serviço de qualidade prestado pela educação do município”, observou a secretária.  

As obras das duas unidades foram realizadas por meio de Medida Mitigadora, firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a Empresa Rodobens Negócios Imobiliários. A escola e o CMEI também receberam recursos da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.

O CMEI Manoel de Barros terá capacidade para atender 240 crianças, sendo 140 vagas para 0 a 3 anos de idade e as demais vagas para crianças de 4 e 5 anos. A escola vai atender aproximadamente 300 alunos, da educação infantil (pré-escola) e do 1º ao 3º ano.

A secretária explicou que os pais que pretendem pleitear uma vaga podem ficar tranquilos em relação ao cadastro dos filhos, pois a equipe gestora das duas unidades estará no local para informar sobre o procedimento e esclarecer qualquer outra dúvida. “Os cadastros começam dentro de duas semanas e continuarão por um período de 15 dias, ou seja, tempo suficiente para evitar qualquer tumulto e filas na porta das unidades”, disse Marioneide. 

A diretora do CMEI Manoel de Barros, Pamela Taques, disse que se sente uma pessoa privilegiada por assumir o cargo de gestora em uma unidade tão bem estruturada. “Entrei na rede municipal como professora efetiva em 2014 e dois anos depois estou sendo beneficiada com uma missão tão importante como essa. E como gratidão pelas boas oportunidades que tive, vou retribuir com muito trabalho”, contou.

Para a diretora da escola Carlos Maldonado, Vânia Cristina Venega, o que está presenciando na área da educação do município de Cuiabá é uma verdadeira transformação. “Estou presenciando algo que jamais vi. Nosso município está sendo presenteado com tantas unidades novas, com material pedagógico de excelente qualidade, que vão fazer a alegria das crianças e contribuir para um melhor aprendizado”, observou.

Representando a família do homenageado, a irmã de Maldonado, Cristiane Maldonado falou da emoção e satisfação em ver uma obra da educação batizada com o nome do irmão. “Esta é uma justa e merecida homenagem, pois Maldonado foi um exímio educador, que sempre idealizou e lutou por uma educação plena e de qualidade”.

As obras inauguradas no bairro Jardim Imperial agradaram a comunidade que aguardava ansiosa para o início das aulas. “Meu filho vai começar a sua carreira educacional com o pé direito, estudando em um local de excelente qualidade. Esse é o sonho de qualquer mãe”, disse Ângela Martinho, mãe de um menino de 2 anos.

“É visível o trabalho sério que a Prefeitura está fazendo em nossa querida Cuiabá e a inauguração dessa escola e desse CMEI é a comprovação de que nosso dinheiro está sendo bem aplicado”, avaliou o comerciante Avanildo Dias, um dos moradores do bairro Jardim Imperial. 

Carlos Alberto Reyes Maldonado – Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), foi responsável por formular e implantar o projeto de criação da Unemat, sendo seu primeiro reitor. Comandou a instituição de 1994 a 1996, quando renunciou para assumir a função de secretário de Educação de Mato Grosso. 

Maldonado atuou por quase 30 anos na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como professor de Ciências Sociais, no departamento do curso de Direito do Campus de Cáceres.

Também foi secretário de Educação de Cuiabá entre os anos de 2000 a 2004. Exerceu a função de coordenador regional da Unesco em Mato Grosso e coordenador da Consulta da Carta da Terra no Brasil.

Carlos Maldonado morreu em 2016, aos 54 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. 

Manoel Wenceslau Leite de Barros – nasceu em Cuiabá em dezembro de 1916. Ainda criança mudou-se com os pais para Corumbá (MS). Formado bacharel em Direito, publicou seu primeiro livro de poesia “Poemas Concebidos sem Pecado” em 1937, em uma edição artesanal. 

Considerado um dos maiores poetas do Brasil, Manoel de Barros tem seu trabalho publicado na Espanha, na França, nos Estados Unidos e em Portugal, onde é um dos poetas contemporâneos brasileiros mais conhecidos.

Ganhou vários prêmios literários do Brasil, entre eles o Jabuti, em 1990 com “O Guardador de Águas” e em 2001 com o “Fazedor Amanhecer”. Em 2008 sua trajetória e seus poemas viram tema de documentário “Só dez por cento é mentira”, de Pedro Cezar.

Viveu boa parte de sua vida em uma fazenda no Pantanal mato-grossense, com a esposa Stella dos Santos e seus três filhos. 

O escritor morreu em novembro de 2014, aos 97 anos, em Campo Grande, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.