Educação / NOVA UNIDADE

27 de Agosto de 2019 14h36

Comunidade do Dom Aquino ganha CEIC com 52 novas vagas

27/08/2019

MARIA BARBANT

Moradores do bairro Dom Aquino, Regional Leste da Capital, compareceram a entrega na noite desta segunda-feira (26), do segundo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) da rede municipal de Educação. O CEIC Mariana Fernandes Macedo foi entregue para a comunidade pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira–dama Marcia Pinheiro, com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e profissionais da Educação.

Durante a inauguração, o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a homenagem à dona Mariana Fernandes Macedo, que segundo o gestor, simboliza o povo cuiabano e a cidade de Cuiabá, por sua generosidade, hospitalidade e luta pela comunidade. “Uma mulher maravilhosa, que merece ser homenageada em vida por que é uma grande mulher”, disse Emanuel Pinheiro.

Segundo Emanuel Pinheiro, a entrega da obra é mais um compromisso cumprido com a população, de uma gestão humanizada, popular, focada nas crianças, nos idosos, nos homens e mulheres. “O CEIC é o carimbo e compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a Educação Infantil. Esta unidade passa de 65 para 117 alunos, aumentando assim 52 vagas. Respeitando e sabendo gerir com responsabilidade o recurso público, estamos conseguindo ampliar as vagas nessa faixa etária, para atender com prioridade aqueles que mais precisam”, destacou Emanuel Pinheiro

O prefeito falou também sobre o apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, e da parceria e dedicação dos profissionais da Educação que sob o comando do secretário Alex Vieira Passos, e da adjunta, Edilene Machado, tem feito a diferença na Educação e disse que seu compromisso é entregar, até o fim da sua gestão, em 31 de dezembro de 2020, dez novos CEICs.

A líder comunitária Mariana Fernandes Macedo, 81, que dá nome ao CEIC agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro. “Isto aqui é um sonho que eu tenho. Quando vi o antigo prédio demolido, meu coração doeu. Estou muito feliz pela homenagem que recebo em vida. Principalmente porque irá atender muitas crianças”, disse d. Mariana.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que o novo modelo, genuinamente cuiabano, é uma solução encontrada pela gestão Emanuel Pinheiro para atender a demanda por vagas, na faixa etária de 0 a 4 anos. “Além de ampliar a oferta de vagas, o Centro Educacional Infantil Cuiabano, traz uma mudança no modelo de Ensino para essa faixa etária, com a presença física e permanente de uma coordenadora pedagógica. É uma unidade que traz a marca da gestão, construída com recurso municipal, no padrão Emanuel Pinheiro”, destacou Alex Vieira Passos.  

O vereador Adevair Cabral, em nome do legislativo municipal, agradeceu os benefícios que estão sendo implementados pela gestão Emanuel Pinheiro, na Região Sul, e em toda a cidade. “Isso é gestão, isso é resultado de uma administração que tem compromisso com a população cuiabana e que trabalha incansavelmente pela sua cidade”, destacou o parlamentar.

VISITA

Após a inauguração a primeira-dama Marcia Pinheiro e a secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado, visitaram a unidade. “Este é um espaço pensado com carinho para atender melhor as nossas crianças.  É um espaço lindo, climatizado, com equipamentos e material pedagógico novos”, disse a primeira-dama Marcia Pinheiro.  

Natiele Pereira, mãe do pequeno Yuri Henrique, matriculado na unidade desde 2018, disse estar bastante feliz. “Estou muito feliz com o espaço novo. Aqui tem salas de aulas adequadas, parquinho que é o que eles mais gostam. Tudo novo, é lindo!”, disse ela.

Já Nediane Santos, mãe da Lavinea Arruda, 3 anos, comemorou bastante. “Há mais de um ano tentava uma vaga num unidade escolar do município. Estou muito feliz e minha filha está empolgada, quer brincar com todo mundo. O espaço é bonito e as professoras são muito dedicadas e preparadas”, disse ela.

Entre os presentes a inauguração estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão, o vereador Adevair Cabral,  Zidiel Coutinho, os secretários e adjuntos, de Mobilidade Urbana, Luciana Zamprone Branco,  de Governo e Relações Institucionais, Lincon Sardinha, de Planejamento, Zito Adrien, de Apoio à Segurança Publica, Major PM Marion Metello, os presidentes da Femab, Walter Arruda, da Ucam, José Maurício, o administrador da Regional Sul, Ivan Butina, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge,  e profissionais da Educação.

OBRA

As obras no CEIC Mariana Fernandes Macedo incluíram a substituição do sistema de cobertura, redes elétrica e hidráulica. O prédio ganhou pintura nova e reforma da cozinha, banheiros e refeitório além de um novo acesso, playground e brinquedoteca. O CEIC ganhou também paisagismo com plantio de árvores frutíferas. As salas e administrativo receberam novos móveis e sete aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, além de novos equipamentos e materiais pedagógicos. 

As obras na unidade foram iniciadas em 2018 e executadas com recursos próprios, um investimento de mais de R$ 900 mil.