Educação / Sonho concretizado

28 de Setembro de 2016 17h11

Comunidade do Aguaçu é contemplada com escola nova

28/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

O prefeito Mauro Mendes entregou nesta terça-feira (27), a obra da nova escola municipal rural de educação básica Udeney Gonçalves de Amorim, localizada na comunidade do Distrito do Aguaçu. A unidade de ensino foi reconstruída em um novo terreno e teve toda a sua parte estrutural substituída, recebendo uma estrutura física moderna e com padrão de qualidade. 

A escola foi inauguração em 1983 e há 25 anos não recebia uma reforma geral, o que deixou sua estrutura comprometida e necessitando urgentemente de revitalização. 

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, o Distrito do Aguaçu foi a primeira comunidade da zona rural a ser beneficiada com a entrega da obra de reconstrução da escola. Outras quatro unidades rurais também estão com as obras em andamento. 

“Estamos entregando hoje uma escola totalmente reconstruída e com toda a estrutura necessária para funcionar adequadamente, garantindo a essas crianças, e muitas outras que ainda passarão por aqui, oportunidades de um futuro melhor”, observou o prefeito.

As outras quatro escolas que também estão recebendo obras de substituição da estrutura física são a Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia; Herbert de Souza, no Cinturão Verde; Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite, no Sucuri; e Nossa Senhora da Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro.

A escola terá oito salas de aula, sala de informática e de leitura, sala de apoio, área administrativa (diretoria, coordenadoria, secretaria e demais dependências de serviço) e área de lazer. Toda essa estrutura atenderá aproximadamente 320 alunos, na pré-escola (4 e 5 anos), no 1º ao 9º ano e educação de jovens e adultos.  

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, informou que a Prefeitura de Cuiabá investiu nessa obra R$ 1,9 milhões, sendo esses recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.

“A Prefeitura está promovendo uma verdadeira revolução na Educação de Cuiabá. A colheita que começou em abril de 2015 continua este ano e vamos colher muitos frutos ainda”, disse a secretária. 

A diretora da escola, Mariley de Amorim Salgado, disse que está honrada em receber uma escola como a que foi presenteada à comunidade. “Nossa escola tem 33 anos de existência e há 25 não recebia uma reforma geral. E hoje o nosso sonho de ter uma escola bonita e adequada para trabalhar e estudar está sendo concretizado”.

A ex-diretora da escola, Maria Adevair Soares, também fez questão de prestigiar a cerimônia de inauguração para presenciar a comunidade recebendo a nova escola. “Essa escola foi um presente para todos nós. Agradeço imensamente a toda a equipe da Secretaria por ter realizado o nosso sonho. Nossa comunidade merecia muito”, disse Maria Adevair.

“Agora será muito mais fácil manter a escola limpa. Antes mesmo limpando parecia que vivia tudo sujo. Além disso, o espaço aqui é bem mais adequado para comportar os alunos”, disse a servidora da escola, a auxiliar de serviços gerais, Franceildes Santos.

A aluna do 9º ano, Marisol da Silva Souza, 14 anos, disse que ficou encantada com a decoração, principalmente das salas de aula. “Nem acredito que vou estudar em uma escola tão bonita e com tudo novo. Essa é a primeira vez vou estudar em uma sala com ar-condicionado. Estou muito feliz e não vejo a hora de começar”. 

Participaram da cerimônia de inauguração o secretário de Governo e Comunicação, João Batista de Oliveira, o secretário adjunto de Relações Comunitárias, João Raimundo Alves de Figueiredo, além de profissionais da educação da escola e da Secretaria. A nova escola recebeu as bênçãos do pastor Canuto Hungria.