Educação / ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

22 de Outubro de 2019 12h00

Começa Ciclo de Estudos em preparação às eleições de novos gestores escolares

22/10/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Teve início nesta segunda feira (21), mais uma etapa do processo de eleição dos novos gestores escolares. O Ciclo de Estudos visa preparar os futuros gestores das unidades escolares, dentro do processo de eleição dos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de unidades educacionais. No total, estão concorrendo aos cargos de Diretores, 203 candidatos; 152 a coordenadores pedagógicos e 74 aos cargos de secretários escolares. Para facilitar a participação de todos, o curso de formação, está sendo oferecido em dois locais, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e na Escola Estadual Nilo Póvoas, em frente a sede da Secretaria.

Cada um dos 329 concorrentes devem participar em 100% do Ciclo de Estudo. Todo o processo de eleição dos novos gestores escolares está sendo conduzido por uma comissão central, instituída pela Secretaria Municipal de Educação. Após o Ciclo de Estudos os candidatos passarão por uma avaliação de conhecimentos. Serão considerados aptos os profissionais que obtiverem no mínimo 50% dos pontos.

A coordenadora de Organização Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, responsável pela organização do Ciclo de Estudos e da avaliação, disse que o objetivo nesse momento do processo é preparar o candidato para a futura função. “Na verdade a formação aprofundada em cada uma das funções acontecerá após eleição de todos. Este momento é para que todos tenham uma visão preliminar do que seja cada uma das funções, principalmente para aqueles que nunca a exerceram”, explicou a coordenadora lembrando que alguns do inscritos estão se candidatando pela primeira vez, já outros são veteranos e vão à reeleição, mas os desafios são distintos e só aumentam a cada gestão.

Sobre a grade da formação ofertada para os candidatos neste primeiro momento, Eliane Quinhone disse que serão abordados temas ligados à Educação Cuiabana como a atual política educacional do Município, as legislações municipais, estaduais e nacionais e, sobre os esses conteúdos e temas, como podem contribuir para o exercício da função de modo ético, democrático e transparente. “Teremos temas de caráter pedagógico, uma parte de embasamento legal para o exercício da função e a parte do currículo”, detalhou ela.

A secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado disse que desde a instituição da Gestão Democrática, nos anos 90, tornando o processo eletivo e o acesso a essas funções mais justo e igualitário, a rede pública municipal de Cuiabá, vem avançando de forma consistente, na oferta dos serviços à população. “A Educação em Cuiabá, nos últimos anos, está avançando cada vez mais com a Gestão Democrática, oportunizando a todos o acesso ao processo seletivo e, a gestão Emanuel Pinheiro, garante o fortalecimento desse processo”, salientou Edilene Machado.

A eleição de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários, devem ocorrer após o Ciclo de Estudos e a avaliação será no dia 9 de novembro. O resultado da avaliação será divulgado no dia 18 de novembro. Ainda dentro do processo eleitoral, os candidatos a diretor e coordenador pedagógico devem apresentar uma proposta de trabalho ou plano de atuação.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos ao falar sobre o processo eleitoral, reafirmou o compromisso da gestão com a qualidade da educação do Município. “A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é com a qualidade do atendimento oferecido nas 153 unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino aos nossos 52 mil alunos. A Secretaria de Educação tem investido na formação continuada dos nossos gestores, e valorizado a sua dedicação à Educação”, destacou Alex Vieira Passos.