Educação / MATRICULA WEB

28 de Janeiro de 2022 14h22

CMEI Serginho, a mais nova unidade da rede pública municipal, abrirá matrícula para 155 vagas

28/01/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrirá no dia 1º de fevereiro, das 8h às 23h59, o portal Matrícula Web para os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos no Centro Municipal de Educação Infantil Sérgio Luiz Ferreira da Silva - CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras. A unidade educacional, a primeira do tipo 1 da rede pública municipal de Educação de Cuiabá, será entregue à população pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em fevereiro. Serão disponibilizadas 133 vagas para Berçário, Maternal, Jardim I e II e 22 vagas para Pré-Escola I e I, totalizando 155 vagas remanescentes.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar explicou que a unidade educacional, com capacidade para até 396 crianças/estudantes, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, em razão da demanda redimensionada, irá atender 197 estudantes já matriculados na rede pública da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Aristotelino Alves Praeiro e das Creches Ilza Terezinha Picolli e Padre Armando Cavallo. As vagas remanescentes desse redimensionamento é que serão disponibilizadas para matrícula, por meio do Portal Matrícula Web, para as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses e, na própria unidade, para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos (Pré-Escola I e Pré-Escola II).

“As vagas para Creche deverão ser solicitadas por meio do Portal Matrícula Web. Nessa etapa, a classificação se dará de acordo com os critérios definidos nos Decretos Municipais que estabelecem as prioridades de atendimento das unidades educacionais da rede pública Municipal de ensino, para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. As matrículas para a Pré-Escola serão feitas presencialmente, na unidade. Os pais ou responsáveis que estiverem interessados devem ficar atentos ao número de vagas disponíveis”, ressaltou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, de acordo com os Decretos Municipais nº 6.293, de 2017 e 8.620 de 2021, a prioridade do Município é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), e as de famílias de baixa renda. Caso haja empate, o critério de desempate é a proximidade da unidade educacional.

Vagas disponíveis

Em relação as vagas disponíveis, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), informou que a unidade educacional tem, para a faixa de 0 a 3 anos e 11 meses, 25 vagas de Berçário (Integral), 42 vagas de Maternal (Integral), 50 vagas para o Jardim I (Integral) e 16 vagas para o Jardim II (Integral).

Para a Pré-Escola I (4 anos) estão disponíveis 16 vagas e para Pré-Escola II (5 anos), 6 vagas.

No dia 03/02, a Secretaria Municipal de Educação divulgará no site da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br),  a classificação das solicitações e nos dias 03 e 04/02, os pais ou responsáveis, cujas solicitações serão atendidas neste momento, de acordo com o critério de atendimento e o número de vagas disponíveis, devem efetivar as matriculas levando na unidade educacional os originais e cópias de seus documentos pessoais e das crianças.

Os documentos são: a Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM). O cartão de vacina atualizado e no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico. Se a criança é beneficiária do Programa Auxílio Brasil, deve ser informado à unidade educacional e levada uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

Os pais ou responsáveis devem informar também contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Nova unidade

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, é o maior da capital. A unidade tem 1.311,97 m. de área construída e várias inovações, uma delas o sistema de drenagem. Devido ao grande desnível natural do terreno, foi construído um muro de arrimo e o sistema de drenagem foi executado com tubulação corrugada, manta geotextil (bidim) e pedra britada.

A unidade tem 11 salas de aula para Creche, Jardim e Pré-Escola, além de  Lactário, Fraldários, Solários e Playground.

O Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) faz parte do Programa PROINFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil  e do  Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visam aprimorar a infraestrutura escolar, referente a Educação Infantil,  com a construção de novas unidades e a implantação de equipamentos e mobiliários adequados, melhorando assim a qualidade da educação.

SERVIÇO

MATRÍCULA WEB – CMEI Sérgio Luiz Ferreira da Silva – CMEI Serginho

Data: terça-feira (1º)

Horário: 8h às 23h59

Local: Portal Matrícula WEB (matrícula somente via online) – Novos estudantes de 0 a 3 anos e 11 meses

Divulgação da classificação – 03/02 no Portal da Prefeitura de Cuiabá – www.cuiaba.mt.gov.br

Efetivação da Matrícula – 03 e 04/02 na unidade educacional

Horário – das 07h às 18h

Vagas remanescentes:

Berçário (Integral) – 25 vagas

Maternal (Integral) – 42 vagas

Jardim I (Integral) – 50 vagas

Jardim II (Integral) – 16 vagas

Pré-escola I – 16 vagas

Pré-escola II – 6 vagas