Educação /

16 de Dezembro de 2010 14h35

Cerca de 50 mil alunos da rede de ensino da capital recebem presentes do "Projeto Natal Criança Feliz 2010"

16/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Danças folclóricas regionais apresentadas pelos alunos de três a cinco anos da escola municipal Maria Eunice Duarte, no bairro Santa Isabel, marcaram hoje (16-12) a entrega simbólica dos presentes para Regional Oeste, por meio do “Projeto Natal Criança Feliz 2010”.

Os brinquedos estão sendo entregues desde a última segunda-feira nas escolas e creches das quatro regiões da rede municipal de ensino de Cuiabá em comemoração ao Natal.

Implementado em 2005, este ano foram investidos no projeto cerca de R$ 270 mil em kits de brinquedos, patrocinados por empresários da capital.

A ação foi realizada por uma comissão organizadora, composta por representantes das regionais, pela primeira dama do município, Drª. Norma Sueli Galindo, a Secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, o presidente IPDU, Silvio Fidélis, a sub prefeita regional sul, Tânia Matos, a Secretária de Assistência Social, Julieta Domingues, Profª. Suzi Monteiro do Cerimonial da prefeitura, e o capitão Klaus Raylen, do Exército Brasileiro.

“Aos 53 anos, esta foi a melhor experiência da minha vida”, declarou a primeira dama da capital ao falar sobre o “Natal Criança Feliz 2010”. Segundo ela, o projeto só foi possível graças a união e a colaboração dos parceiros do programa, como os empresários que fizeram as doações e os que organizaram a entrega dos brinquedos. “Agradecemos todos os voluntários que prontamente nos atenderam e nos receberam com o muito carinho”.

Norma Sueli também reforçou a oportunidade de convivência com as escolas e creches do município, por meio da interação com os alunos e os profissionais da educação. “Ver o rostinho felizes das crianças e a demonstração de carinho delas, foi um bálsamo. Além disso, pude observar o bom trabalho desenvolvido pelos professores e funcionários da educação municipal. A alegria dessa experiência é algo inestimável”, concluiu.

Na avaliação da secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, toda criança, no Natal, sonha com um brinquedo, e a realização desse desejo também é um ato de educar. “O imaginário está associado a nossa capacidade inventiva e devemos fomentar isso. É uma questão impar ver o sorriso no rosto de cada uma dessas crianças. Não é uma realização só para as crianças, mas de todos nós que trabalhamos para que isso acontecesse”.

Cilene também conclamou os empresários da capital a fazerem mais doações. “Se todos os que podem doassem um pouco do que tem, todas as crianças que não podem comprar um brinquedo teriam a oportunidade de serem presenteadas”.

Para a diretora da unidade de ensino, Maria José Lopes Schuina, os brinquedos e as brincadeiras são aliados no trabalho pedagógico. “Toda a questão simbólica que envolve esse período do ano leva para criança a expectativa da presença da figura do Papai Noel em que trabalhamos todas as vertentes vinculadas a essa data de forma educativa. O presente é algo simbólico”, analisou.

Para a presidente da comissão organizadora do projeto, a sub prefeita regional sul, Tânia Matos, o “Natal Criança Feliz 2010” teve um saldo positivo, pois conseguiu contemplar todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Ou sejam cerca de 50 mil alunos. “Estamos muito gratos aos nossos parceiros por mais um ano podermos proporcionar felicidade às nossas crianças”.

Mesmo com a finalização da distribuição de brinquedos para os estudantes, as doações ainda podem ser feitas, pois há outras crianças que deverão receber os presentes, como as que estão internadas no Pronto Socorro, Hospital do Câncer e também as das creches filantrópicas. “Pedimos aos nossos colaboradores que continuem doando, pois há muitas crianças que não podem comprar, mas querem ganhar um presente de Natal”, solicitou Tânia Matos.

Também participaram do evento o presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Sílvio Fidélis, e parceiros do projeto, como o superintendente do Bicbanco, Luiz Carlos Cuzziol, e gerente da Ri Happy, Sandra  Konoske.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578