Educação / FORMAÇÃO

28 de Novembro de 2017 11h31

Cerca de 1.200 profissionais comparecem a abertura do Seminário de Educação

28/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Continua nesta terça-feira (28), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. Pela manhã a palestra aborda o tema Gestão Escolar Democrática, com o profº Dr.  Vitor Henrique Paro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP.

À tarde, das 14h00 às 18horas, será realizada a mesa redonda sobre o tema Educação em Direitos Humanos: Construindo um currículo plural, com a Profª . Dra. Claudia Cristina de Carvalho e participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

À noite, das 19h00 às 21h00, estão previstas mais duas mesas redondas, sobre os temas Educação em Direitos Humanos, a Inclusão e a Garantia das Aprendizagens e Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Currículo.

Na segunda-feira (27), durante a  abertura do evento, o secretário de Educação de Cuiabá, Rafael Cotrim, destacou a importância desse momento de reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas e as perspectivas para o futuro. Ele lembrou a SME está atenta as necessidades físicas da rede mas, tão importante quanto, é a formação e qualificação dos profissionais, para uma educação de qualidade.

"A Secretaria Municipal tende a pegar a criança cada vez mais cedo em suas casas então, proporcionar aos professores e gestores a possibilidade de compartilhar experiências com aqueles que pensam a educação, capacitando esses profissionais para o dia a dia da atividade de educação básica em sala de aula é fundamental", destacou Rafael Cotrim.

Rafael Cotrim disse que a SME vem trabalhando a fim  de possibilitar novos momentos de formação onde os assuntos a serem debatidos sejam realmente aqueles afetos capacitação dos profissionais e à qualidade do ensino. "A escola tem que funcionar de maneira adequada, os profissionais precisam ser valorizados e os recursos investidos na qualidade do ensino".

Sobre as ações que estão sendo realizadas pela SME no sentido de dotar as unidades escolares  das condições físicas que garantam um processo de aprendizagem qualificado, inclusivo e humanizado o Secretário destacou o projeto Escola 300, de manutenção predial corretiva e emergencial.

"Hoje, os equipamentos públicos da Educação Básica são de extrema qualidade, existem Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) extremamente disputados inclusive por uma população que em tese não precisaram da Educação Pública", disse ele.

Na palestra de abertura do evento  o Profº. Dr. Luiz Augusto  Passos, da UFMT falou sobre Direitos Humanos, Diversidade e Educação e suas implicações no currículo das escolas.

Ele destacou o papel da escola, de  possibilitar e respeitar a singularidade dos indivíduos e os seus direitos.

"Em relação as dificuldades que a educação passa na verdade, diferente do que as pessoas costumam pensar, que estamos vivendo o fim dos tempos,  temos que pensar que este é o momento de recomeço.  Este é o momento de lutar para que possamos ter uma  escola nova numa  perspectiva de direito, sobretudo para as crianças, de respeito às singularidades e ao ser humano".

Luiz Passos falou também sobre a necessidade de se investir na formação dos professores, capaz de sustentar o processo de aprendizagem nas salas de aula e que garanta  às crianças o direito àquilo tudo que elas possam ter, de expressar seus pensamentos com liberdade e justiça. "Não há outro caminho a não ser fazer uma mudança revolucionária nos processos da escolarização".

O I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá que reúne  professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) - da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo -, além de Gestores e Assessores da SME, prossegue até sábado com palestras, mesas redonda, oficinas e grupos de trabalho.

O Seminário contou com a apresentação cultural do grupo "As Nandaias do Onofre", formado por profissionais da unidade e segundo lugar na Confraternização Esportiva e Cultura dos Servidores da Educação (CECSE), realizado no ultimo mês de outubro, mês do Servidor Público.  

Participaram da abertura do evento a conselheira, Taciane Garcês Maurício, representante do Conselho Municipal de Educação (CME); a diretora da EMEB Ana Tereza Arcos Krause, Olinda Gonçalves Dias; a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Edilene Machado; a diretora de Ensino de Cuiabá, Zileide Santos e o vereador Luis Claudio.

Programação

No dia 30 de novembro, das 08 às 12 horas, a mesa redonda sobre Alfabetização: Desafios da Aprendizagem, acontecerá no auditório da OAB/MT com a participação de profissionais das EMEB Ana Tereza Krause, Maria Tomich Monteiro da Silva, 12 de Outubro e Seduc-MT.

Também no dia 30, no período da tarde, serão realizados cinco Grupos de Trabalho sobre temas variados como educação para imigrantes estrangeiros  e currículo e, a noite, na EMEB Ranulpho Paes de Barros, acontecerá o GT sobre Educação de Jovens e Adultos.

No dia 1º de dezembro, das 08:00 às 11:30 horas, no auditório da SME acontece a culminância das atividades do Programa Mais Educação e durante todo o dia na FEICS serão realizadas as oficinas.

No dia 2/12, das 08:30 às 12:00 horas, na EMEBC Dr. Estevão Alves Correa será realizada palestra com o prof. Dr. Leonir Boff (Unemat), sobre Educação do Campo: perspectivas e desafios e no período da tarde, das 14 às 18 horas, um  GT sobre Educação do Campo, com o prof.  Edmilson Moraes (SME/Cuiabá).

Confira aqui a programação completa do evento.

 

Serviço 

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório da OAB-MT, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacional urbana e do campo.