Educação /

17 de Novembro de 2010 17h28

Candidatos à eleição na rede municipal de ensino realizam prova hoje

17/11/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessora-SME

Os 357 candidatos a diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das escolas e creches da rede municipal de ensino de Cuiabá realizam hoje (17-11) à tarde prova escrita de conhecimentos inerentes a cada função.

Essa é a primeira fase do processo eleitoral dos pretendentes aos cargos. A segunda etapa consiste em entrevista com assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), que será realizada de
23 a 29 deste mês. De 2 a 18 de dezembro os candidatos apresentarão a nota obtida na avaliação e plano de trabalho para os segmentos da comunidade escolar.

“Esse é um momento de discussão e socialização dos candidatos com pais, alunos, funcionários e professores das ideias e propostas para a escola. É a oportunidade que a comunidade tem analisar os elementos disponíveis e escolher o melhor candidato”, explica a assessora pedagógica da SME, Eliane Quinhone.
Depois dessas fases, os candidatos passarão pela etapa final do processo, por meio da eleição direta, no próximo dia 10.

De acordo com a secretária adjunta de educação e presidente da comissão eleitoral, Cilene Maciel, a prova escrita é um dos itens em que todos os segmentos da escola podem avaliar o conhecimento do candidato sobre sua função. “A eleição é a culminância de todo esse processo”, disse.

Na avaliação da secretária, mesmo não sendo perfeita, a Gestão Democrática permite o acerto e o repensar sobre as ações da escola. “E o importante disso tudo é que a comunidade participa desse movimento”.

Candidato pela terceira vez à direção da escola municipal Jesus Criança, no bairro Nova Esperança, o professor Maurício Domingos de Campos, já acumula dois mandatos e a experiência de estar à frente da unidade de ensino há quatro anos. Segundo o Domingos, além de cumprir uma determinação da lei 5.029/07, o teste é importante para avaliar o nível dos atuais e futuros gestores da rede. “Embora não seja eliminatória, é muito válido”.

Experimentada pela primeira vez na rede de ensino da capital em 1988, por meio de um decreto, a Gestão Democrática possibilitou que os diretores das unidades de ensino fossem eleitos pela comunidade escolar.

Em 1993 foi criada a Lei nº 3.201, que instituía a Gestão Democrática nas escolas da rede municipal de Cuiabá e que também criou os CECs (Conselhos Escolares Comunitários), ampliando a participação dos segmentos da comunidade escolar nas ações pedagógicas e administrativas das Unidades Escolares.

Outra reformulação da Gestão Democrática aconteceu em 2001, com a aprovação da Lei 4.120, quando coordenadores pedagógicos e secretários escolares também passaram a ser escolhidos por pais, alunos e funcionários das Unidades de Ensino.

Em 2007, um fórum realizado com todos os profissionais da educação do município apresentou sugestões de alteração e adequação na legislação vigente, que culminou na aprovação Lei 5.029.
No mesmo ano, por meio da Lei 4.998, as creches também passaram a eleger os seus diretores.

 

 

Mais informações:
(65) 3645-6578