Educação /

09 de Novembro de 2010 17h30

Candidatos a diretores de escolas participam de ciclo de estudos

09/11/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cento e dezoito candidatos a diretores das escolas da rede de ensino de Cuiabá participam de hoje (09-11) até quinta-feira do “Ciclo de Estudos para Candidatos a Diretor Escolar sobre Fundamentos de Gestão Educacional na Perspectiva Democrática”.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Educação (SME) da capital com o objetivo de promover reflexões e troca de experiências sobre a Gestão Democrática na perspectiva de que o processo está relacionado à oferta, permanência e qualidade do ensino ofertado no município.

Outra missão do encontro é sensibilizar os candidatos para a responsabilidade do processo democrático nas unidades de ensino como gestores comprometidos com a educação inclusiva.

Entre os temas abordados no ciclo estão ‘elementos necessários para gestão de resultados’, escola pública como espaço de participação e ‘o papel do gestor na democratização da escola e a construção da cidadania’.

Experimentada pela primeira vez na rede de ensino da capital em 1988, por meio de um decreto, a Gestão Democrática possibilitou que os diretores das unidades de ensino fossem eleitos pela comunidade escolar.

Em 1993 foi criada a Lei nº 3.201, que instituía a Gestão Democrática nas escolas da rede municipal de Cuiabá e que também criou os CECs (Conselhos Escolares Comunitários), ampliando a participação dos segmentos da comunidade escolar nas ações pedagógicas e administrativas das Unidades Escolares.

Outra reformulação da Gestão Democrática aconteceu em 2001, com a aprovação da Lei 4.120, quando coordenadores pedagógicos e secretários escolares também passaram a ser escolhidos por pais, alunos e funcionários das Unidades de Ensino.

Em 2007, um fórum realizado com todos os profissionais da educação do município apresentou sugestões de alteração e adequação na legislação vigente, que culminou na aprovação Lei 5.029.

No mesmo ano, por meio da Lei 4.998, as creches também passaram a eleger os seus diretores.

O ciclo de estudos também será estendido aos diretores de creche, coordenadores pedagógicos e secretários escolares. A eleição será realizada no dia 10 de dezembro.

O evento está sendo realizado no teatro Maestro China, na sede da SME.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578