Educação /

04 de Abril de 2012 15h14

Caminhada de agentes mirins contra a dengue reúne multidão no centro de Cuiabá

04/04/2012

Tharyana Durigon – SME (65) 3645-6578



A 1ª “Caminhada Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor!” reuniu alunos de 60 escolas de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (04). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o Ministério Público, mobilizou professores, coordenadores, servidores da Educação e cerca de 3 mil alunos da rede em prol da conscientização e dos cuidados que devem ser tomados para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

 

O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, deu as boas vindas aos alunos na Praça Alencastro, participou da caminhada e falou sobre a importância da iniciativa. “Há dois anos nós realizamos este projeto, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. Com esta caminhada, vamos reforçar ainda mais e mostrar para os cuiabanos, por meio do trabalho destas crianças, que são precauções simples, mas muito necessárias, pois a dengue mata e vai continuar matando se as pessoas não fizerem a sua parte”.

 

As escolas engajadas no projeto confeccionaram cartazes, faixas, fantasias e inventaram gritos de guerra que foram reproduzidos durante toda a caminhada, que começou na Praça Alencastro e seguiu pela Avenida Getúlio Vargas até a Praça Santos Dumont.

 

“Quando a gente visita as casas, em algumas a gente encontra bastante sujeira. A gente recolhe garrafas, olha a caixa da água, as plantas, e deixa tudo limpo pra não criar o mosquito, e colamos o adesivo (‘Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue’).”, explica a aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, da EMEB Maria Dimpina, Kauany Karen.

 

As crianças do 4º e 5º anos da EMEB Hélio de Souza Vieira, também disseram que os adultos não estão tomando os devidos cuidados em suas casas, destacando que encontram garrafas e copos de plástico virados para cima em muitas residências, o que facilita a proliferação do mosquito.

 

O projeto é divido em duas fases: na primeira, os estudantes visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A segunda etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

 

“O envolvimento é muito grande e a proposta é bem aceita. É um ato educativo e, começando pelas crianças, tem tudo para dar certo. Eles ficam muito empolgados e fiscalizam tudo direitinho”, explica a coordenadora da EMEB Henrique da Silva Prado, Edenilza de Moraes, que também participou e acompanhou os alunos durante a caminhada.

 

Cada agente mirim é responsável por fiscalizar duas residências, e as visitas são feitas mensalmente. O objetivo é envolver 40 mil crianças neste projeto e, desta forma, ter 80 mil casas cadastradas e monitoradas.