Educação / PREVENÇÃO

13 de Setembro de 2019 08h25

Bom de Bola, Bom de Escola faz atividades teóricas em razão das condições climáticas

13/09/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em razão do forte calor e da baixa umidade do ar, as atividades físicas do Programa Bom de Bola, Bom de Escola, nos quatro polos regionais, foram substituídas nos últimos dias, por aulas teóricas. A medida foi tomada de forma preventiva, visando o bem estar dos cerca de 800 alunos, de 6 a 14 anos, que participam do programa da Prefeitura de Cuiabá.

Nesta semana, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou situação de emergência no Município em função da baixa umidade do ar e aumento dos incêndios florestais. Ações em todas as áreas foram anunciadas pelo gestor, como a suspensão das aulas de educação física.

A medida vale para os polos do Coophamil, Dom Aquino, CPA e Pedra 90, nas duas modalidades, futebol e futsal.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, informou que a secretaria vem orientando unidades educacionais a adotarem medidas preventivas desde o início do período de seca.  “Em relação aos programas que requerem atividades ao ar livre, como o Bom de Bola, Bom de Escola, a suspensão foi motivada pelas condições climáticas observadas nos últimos dias, ou seja, altas temperaturas com baixa umidade do ar, o que traz riscos à saúde das crianças que participam do programa. Foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, oficializado por um decreto de emergência, pensando no bem estar da população e na humanização dos nossos serviços”, disse Alex Vieira Passos.

Segundo o presidente do Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), executor do programa “Bom de Bola Bom de Escola”, Mário Márcio Pécora, os pais e responsáveis foram avisados. “O retorno das atividades físicas normais, nos campos e quadras, dependerá da melhora do clima”, salientou.

De acordo com a gestão Municipal tais medidas e providencias, fazem parte do protocolo de atendimento, que gera qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços aos cidadãos cuiabanos, principalmente em relação às crianças, que participam de um programa tão importante como é o Bom de Bola Bom de Escola e outros realizados na Educação.

A rodada da 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola, programada para este sábado (14), também foi suspensa.