Educação / RESULTADO POSITIVO

30 de Dezembro de 2019 10h34

Bom de Bola, Bom de Escola contribui com desempenho escolar dos alunos atendidos

30/12/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em 2019, o programa Bom de Bola, Bom de Escola atendeu aproximadamente 900 crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 14 anos, da rede pública de Educação. Um dos resultados mais significativos foi a melhora no rendimento escolar de cerca de 80% desses alunos, conforme avaliação das equipes pedagógicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o Bom de Bola, Bom de Escola é hoje um programa com dimensões social, de assistência, educacional e esportiva, um case de sucesso, que motiva e inspira as crianças. “Estamos preparando as nossas crianças para o futuro. Em 2020 queremos que os nossos jovens continuem se dedicando aos estudos e à prática desportiva, investindo na sua saúde e qualidade de vida, para que tenham uma formação de qualidade como cidadãos ativos e participativos”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrou que o programa criado como uma ferramenta de cidadania, inclusão social e de formação também resgata a cultura esportiva cuiabana.  “Estamos contribuindo para o resgate da cultura esportiva de Cuiabá, com o projeto Meu Time, Minha Paixão. E, assim, com iniciativas como essa, transformando a Educação do município e levando oportunidades para aqueles que mais precisam do poder público”, destacou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), executor do programa, Mário Márcio Pécora, disse que o resultado positivo foi identificado também por meio de uma pesquisa realizada com os pais ou os responsáveis pelos alunos. “Nas reuniões, os pais disseram estar satisfeitos com o programa, pois tem ajudado muito os seus filhos, melhorando o comportamento em casa e na escola”, avaliou Mário Pecora.

Programa

O Bom de Bola, Bom de Escola da Prefeitura de Cuiabá, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e executado pelo IDEAES. Além das atividades esportivas, de futebol e futsal, para meninos e meninas, as equipes realizam intervenções pedagógicas e encaminhando as crianças e adolescentes para atendimento médico e de especialistas, quando necessário.

Durante o ano de 2019, foi realizada a 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola, reunindo 52 equipes, com objetivo de promover a integração dos alunos com o esporte, família e escola.

As atividades do projeto estão em recesso, acompanhando o calendário escolar e retomam nos quatro polos – Pedra 90, CPA, Coophamil e Dom Aquino - no dia 03 de fevereiro de 2020.