Educação / Férias escolares

30 de Dezembro de 2014 16h10

Bibliotecas são opções de lazer no período de férias escolares

30/12/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

No período das férias escolares as crianças têm uma boa opção de lazer visitando as bibliotecas “Saber com Sabor”, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação. Nesse período as unidades continuam abertas ao público com atendimento normal.

São sete unidades que estão localizadas em pontos estratégicos da cidade, além de um ponto de leitura para atender os mais diversos públicos, localizado no saguão da Prefeitura de Cuiabá, no Palácio Alencastro.

Com um acervo de aproximadamente 75 mil exemplares, as bibliotecas possuem uma variedade de materiais de acesso à leitura, como livros de diversos títulos, revistas, gibis, mapas, atlas, livro falado e em Braille. 

As sete unidades fixas estão localizadas nos bairros Centro, Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel e Dom Aquino, esta última não está realizando atendimento, pois está fechada para reforma.

O atendimento das bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção da unidade localizada na Praça Clovis Cardoso, Centro de Cuiabá, que tem o atendimento diferenciado. Esta unidade fica aberta todos os dias, inclusive nos finais de semana. De segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 19h.

Segundo a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, boa parte desses livros está disponível para empréstimo. Para efetuar o cadastro, a pessoa deve levar o comprovante de residência, documento oficial com foto e cópia, número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca.

Em 2014 as bibliotecas realizaram um total de 40,6 mil atendimentos, com 8,5 mil empréstimos de livros e outros materiais de leituras. A biblioteca itinerante recebeu aproximadamente 5 mil visitantes até junho de 2014. 

“Convidamos as famílias a visitarem uma dessas unidades nesse mês de férias escolares. Elas encontrarão muitos livros para o seu lazer e diversão e também acesso à internet”, destaca Edvair Alves. 

A coordenadora lembra ainda que as bibliotecas recebem doações de livros, revistas, gibis e outros materiais que possam enriquecer o acervo.

Confira o endereço das bibliotecas:

Clóvis Cardoso – Rua: São Sebastião, bairro Centro, fone 3313-3045.

Santa Isabel – Rua: Allan Kardec, n° 359, bairro Santa Isabel, 3313-3070.

Pedregal – Rua: Mamoré, Pedregal, fone 3616-6850.

Pedra 90 – Avenida Nilton Rabello de Castro, bairro Pedra 90, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), 3616 - 6601.

Osmar Cabral – Q.14, Lote: 36, Nº 08, bairro Osmar Cabral, 3665-2785.

Cidade Verde – Rua: Terezinha, bairro Cidade Verde, 3616-6630.

Dom Aquino – Rua: Hércules Florence, bairro Dom Aquino - fechada para reforma.