Educação /

09 de Abril de 2011 11h45

Bandas e fanfarras homenageiam Cuiabá no Jardim Industriário

09/04/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram ontem (08-04) à tarde do Festival Independente de Fanfarras e Bandas (Finfaban), realizado no bairro Jardim Industriário em homenagem ao aniversário de 292 anos da capital.

Durante o evento, os moradores da região puderam conferir o entusiasmo, a técnica e a beleza das corporações, com a execução de canções populares e clássicas.

Segundo o organizador do festival e regente da Fanfarras e Bandas Independentes, formada por 25 moradores de cinco bairros da cidade, Juciney Valdomiro dos Reis, o trabalho com a música é uma poderosa ferramenta social porque direciona a energia de crianças e adolescentes para uma atividade criativa e educativa. “Vemos muita diferença de comportamento nos jovens antes de depois da atuação nas fanfarras. Ouvimos muitos relatos de pais nesse sentido. Esse é o grande poder desse projeto. Hoje estamos aqui para mostrar o resultado desse trabalho e comemorar mais um aniversário de Cuiabá”.

No município, as bandas das escolas são projetos pedagógicos e sociais, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em nove unidades de ensino da rede, com o objetivo de despertar o interesse pela arte musical e desenvolver competências e habilidades, como responsabilidade, disciplina e criatividade.

Este é o quinto ano que a costureira Maria da Paz Feitosa Sousa, 35 anos, moradora do bairro Pedra 90 prestigia o festival que, segundo ela, além de entreter, também faz uma homenagem à capital de Mato Grosso. “Minha filha passou de membro à regente na escola onde ela estudou. Acho esse projeto ótimo, pois a criança se mantém ocupada de uma maneira que ela gosta”, relatou.

“Sou cuiabana de coração e sou apaixonada pelas bandas e fanfarras. Todo ano estou aqui”, disse a vendedora Marli Ribeiro da Silva, ao se referir ao evento.

Na opinião da moradora do Jardim Industriário I, a comunidade deveria prestigiar mais o desfile com a participação. “É um evento maravilhoso, feito pelas pessoas da região para os moradores”.

Melhoria na autoestima, responsabilidade e criatividade. Essas são, na avaliação da diretora da escola municipal Ranulpho Paes de Barros, do bairro Santa Izabel, Eby Regina Ito de Araújo, alguns dos benefícios promovidos pela implementação da fanfarra na unidade de ensino, há três anos e meio. “Esses alunos acabam de tornando referência e modelo para outros. Por isso, o comportamento deles deve se pautar no respeito e na disciplina”, observou.

Também participaram do evento escolas estaduais, particulares, além de outros grupos de bandas e fanfarras, totalizando 17 grupos.

 

Mais informações (
65) 3645-6578