Educação / PREMIADA

19 de Outubro de 2018 17h00

Banda marcial de escola da rede municipal leva primeiro lugar em várias categorias da 4ª Copa Nacional do Pantanal

19/10/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Banda Marcial da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Ranulpho Paes de Barros foi premiada durante a 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras, realizada em Cuiabá entre os dias 14 e 15 de outubro, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino. O grupo ficou com os títulos de 1º lugar nas categorias Geral Sopros, Corpo Musical, Pavilhão e Baliza e com o segundo lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Regente.

A banda é composta por 70 jovens de 07 a 17 anos de idade, estudantes da escola, da comunidade, e também das EMEB’s Maria Eunice e Tancredo de Almeida Neves. Os jovens participam do Projeto Interdisciplinar de Arte, o Prinart, desenvolvido com o objetivo de utilizar a arte para incentivar o estudo e a permanência na escola, além de fomentar novos talentos.

A banda marcial foi formada em 2011 com o objetivo de oportunizar aos jovens do bairro Santa Izabel a participação em uma atividade que daria a eles a chance de aprender novos valores, objetivos e perspectivas, numa realidade totalmente adversa com altos índices de criminalidade e delinquência juvenil.

“A ideia do projeto é utilizar a música como instrumento de educação e socialização, aproveitando o tempo ocioso dos jovens para a prática instrumental, possibilitando o desenvolvimento intelectual e cultural de forma criativa, com base nos pressupostos de transformação, autonomia e dialogicidade”, explicou o coordenador geral da banda, regente e professor de teoria musical e instrumentos de sopro, maestro Francisval Costa.

Segundo Francisval o trabalho começou de forma tímida, com poucos alunos que não tinham ideia da dimensão das propostas que viriam e fariam o grupo se tornar a grande banda que é hoje. No início, a escola começou a adquirir aos poucos, alguns instrumentos usados, outros foram emprestados para ensinar os alunos.

Hoje a banda marcial participa de grandes eventos e concursos e tem se destacado como uma das melhores do estado e fora dele, sendo premiada no Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Guarujá (SP) em 2012, São Luiz (MA) em 2013, Sorriso (MT) também em 2013, 2015, 2016 e 2017 e em Cuiabá, de 2012 a 2016.

Entre os eventos que participa estão desfiles cívicos de 7 de setembro e abertura de grandes eventos municipais e Estadual nas cidades de Tangará da Serra, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Distrito de Nossa Senhora da Guia, Primavera do Leste, Sorriso, Jaciara e 
Cuiabá.

Além do maestro, também participam voluntariamente da formação dos alunos os professores de percussão, Lucas Michel, a professora de coreografia Maria Grasiella e a professora de baliza, Emily Canabarro.

 

O evento

A 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras contou com a participação de 85 grupos inscritos de Mato Grosso, e dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

O evento foi criado para incentivar a cultura musical entre os jovens e como um espaço de intercâmbio estudantil entre os alunos da rede pública e privada. O evento é realizado pela Sociedade Musical Mestre Inácio.

A 4ª Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras tem apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.