Educação / Cuiabá 296 anos

18 de Abril de 2015 01h16

Bairro Pedra 90 recebe segundo Centro Municipal de Educação infantil

18/04/2015

ROSANE BRANDÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

 Os moradores da região do Pedra 90 compareceram em peso na noite desta sexta-feira (17) para prestigiar a cerimônia de entrega do segundo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) construído no bairro. O evento contou com a presença do prefeito Mauro Mendes e da primeira-dama Virgínia Mendes, além de todo o secretariado municipal, lideranças comunitárias e profissionais da educação. Mais de 3 mil pessoas estiveram presentes na solenidade de inaguiração do novo espaço educacional.

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, a entrega do segundo CMEI no bairro, assim como várias outras ações da Prefeitura de Cuiabá, é resultado de muito trabalho, realizado ao longo dos dois anos e quatro meses de gestão. "Já começamos a colheita e tenho certeza de que todo esse trabalho fará de Cuiabá uma cidade muito melhor", destacou o prefeito.  

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Pedra 90 é a segunda unidade inaugurada pelo prefeito Mauro Mendes na região. A outra unidade é o CMEI 

Ady de Figueiredo e juntos vão atender crianças oriundas dos bairros vizinhos, como Cinturão Verde, residencial Sonho Meu, Voluntários da Pátria, Bordas e Altos da Chapada, entre outros. 

O CMEI, que leva o nome da Professora Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa, vai atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo 140 crianças na creche (de 0 a 3 anos e 11 meses de idade) e as demais na pré-escola (4 a 5 anos). 

Com a inauguração deste CMEI, a Prefeitura de Cuiabá totaliza cinco unidades de educação infantil entregues nesta gestão, possibilitando a abertura de 1250  novas vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a Prefeitura de Cuiabá tem demonstrado um carinho especial para com a população cuiabana e muitas ações ainda serão realizadas em prol das famílias, entre elas a entrega de vários outros CMEIs. "Cuiabá ainda tem muito o que colher e até 2016 muitas coisas boas virão", disse o secretário.  

Cada CMEI possui seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura, refeitório, playground, além da área administrativa, distribuídos em uma área total construída de 1,3 mil metros quadrados.

O CMEI do Pedra 90 II recebeu investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão, incluindo infraestrutura, equipamentos e mobiliários.

Os recursos para a construção das unidades são oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá. 

"Investir em educação é garantir um futuro melhor para a população cuiabana e é isso que a Prefeitura de Cuiabá está fazendo", disse o deputado federal Fábio Garcia, que também prestigiou o evento. 

Para as mães da região do Pedra 90 a entrega do CMEI é um presente que estavam aguardando ansiosas. "Estava contando nos dedos o dia da entrega. Agora vou poder procurar emprego sossegada porque sei que terei onde deixar meu filho", disse a diarista Luana Salomão, que tem um filho de 1 ano e 8 meses. 

A vaga no CMEI também será  pleiteada pela operadora de caixa Luciana Silva, mãe do pequeno Ray de apenas 1ano e 7 meses. "Passava em frente todos os dias, mas nunca imaginei que fosse tão bonito. Fiquei encantada com o que vi", observou.

Os bairros que já foram beneficiados com um CMEI são o Paiaguás, Areão, Passaredo e o Pedra 90. Ainda este ano está previsto a conclusão das outras unidades, entre elas no bairro Centro América, Jardim Vitória, Residencial Salvador Costa Marques e CPA 4.

Homenagem: o nome do CMEI do Pedra 90 II é uma homenagem à professora  Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa. A professora dedicou 48 anos à Educação das crianças e jovens na Escola Estadual Barão de Melgaço, onde estudou, lecionou e dirigiu.

Durante 30 anos dedicou sua vida aos trabalhos da profissão de professora e por 18 anos exerceu o cargo de diretora de escola. 

A professora Jaíra Cuiabano nasceu em Cuiabá em 16 de setembro de 1918 e faleceu em junho de 2010 com 91 anos. 

 

Clique Aqui e confira a galeria de fotos