Educação /

07 de Fevereiro de 2011 10h08

Aula inaugural do Bolsa Universitária terá participação do prefeito Chico Galindo

07/02/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, participa hoje (07-02), às 18h, no auditório da Unirondon, da aula inaugural com os alunos aprovados no terceiro processo seletivo do Bolsa Universitária.

Lançado em 2009, por meio do Crédito Educativo Municipal, o projeto concede bolsas integrais de estudo a estudantes carentes nas faculdades particulares de Cuiabá.

Em sua primeira edição, o Bolsa Universitária ofereceu 501 vagas, disputadas 8.300 candidatos. No segundo processo seletivo, realizado em 2010, foram oferecidas 302 bolsas para 7.502 inscritos. Este ano, 5.700 candidatos concorreram às 232 vagas nas faculdades Unic (Campos Barão, Beira Rio e Pantanal), FAUC, AUM, Afirmativo, Unirondon, Unipan e Anhanguera.

Para se candidatar a uma vaga do Crédito Educativo Municipal, o aluno deve obedecer a critérios como comprovar renda bruta mensal familiar de, no máximo, cinco salários mínimos e que mora no município de Cuiabá há, no mínimo, cinco anos; não possuir qualquer outra formação de nível superior e nem se encontrar matriculado em outro curso de ensino de graduação e ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa de estudos.

Cinquenta por cento das vagas disponíveis no processo seletivo são reservadas para os auto-declarados afro-descendentes e índios e pessoas com deficiência que também comprovem poder aquisitivo abaixo de cinco salários mínimos.

Os estudantes aprovados ficam obrigados a cumprir 400 horas de atividades, antes do término do curso em projetos da Secretaria Municipal de Educação, Como o Escola
em Tempo Integral ou nas ações sócio-educativas dos órgãos responsáveis pela política social da Prefeitura de Cuiabá.

O Bolsa Universitária é coordenado pela da Prefeitura e Cuiabá em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (SinepeMT).