Educação / Recomeçando

29 de Janeiro de 2016 16h15

Aula inaugural com técnicos da educação marca o início do ano letivo na rede municipal

29/01/2016

ROSANE BRANDÃO

Michel Alvim

Arquivo

Pelo menos 900 técnicos da rede municipal de educação participaram na manhã desta sexta-feira (29) da aula inaugural que marca o início do ano letivo em Cuiabá. 

Nesta sexta-feira, a aula inaugural foi reservada para os técnicos em nutrição escolar, técnicos em administração escolar e os técnicos em multimeios didáticos.

A aula inaugural com os profissionais da educação continua neste sábado (30) para os técnicos em manutenção e infraestrutura e na segunda-feira (1º) de manhã para os professores e à tarde para os técnicos em desenvolvimento infantil. 

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a educação é um dos serviços mais importantes prestado pela Prefeitura de Cuiabá e, para que seja executado com qualidade, depende da dedicação e empenho de todos os profissionais.  “Por isso é importante trabalhar esse modelo motivacional não só com os professores, mas sim com todos os profissionais da rede”, disse o secretário.

Para que todo esse processo seja realizado com sucesso é importante também a valorização dos profissionais e investimento em ações pedagógicas e estrutural da rede. É o que garante o prefeito Mauro Mendes. “Temos muitas obras a serem entregues na educação até o mês de abril, são construções de centros municipais de educação infantil e de escolas e reformas de escolas, todos com padrão de qualidade que acreditamos ser o essencial para garantir a melhoria do ensino”, disse o prefeito.

Mauro Mendes ressaltou ainda que nos últimos três anos foram mais de três mil licenças-prêmio concedidas aos profissionais da educação e lembrou que em 2015 a educação foi a única categoria a conquistar o ganho real nos salários. “Assumimos um compromisso com os profissionais da educação e na folha de fevereiro vamos pagar o aumento de 2,3% retroativo ao mês de janeiro”, informou o prefeito.

Para a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, mesmo com os desafios que serão enfrentados, 2016 será um ano de oportunidades e transformações. “Será o momento de colhermos os frutos plantados ao longo desses três anos, os quais foram de intenso trabalho e muita dedicação por parte de todos esses profissionais”, disse a professora, que apresentou um balanço da gestão de 2013 a 2015 e falou das perspectivas e desafios para 2016.

O tema da Aula inaugural foi “Aprendizagem/transformação: caminhos para a Educação” e contou com a apresentação da palestra “Desenvolvimento da Subjetividade humana: Portal para a Educação”, proferida pela psicóloga Gizelda Capilé, que abordou a Motivação Humana; Desenvolvimento Pessoal com Perspectiva para o Desenvolvimento Profissional; Inteligência Emocional; Responsabilidade e Responsabilização diante da opção pela Educação.

O início do ano letivo para os 50 mil alunos da rede municipal (escolas, creches centros municipais de educação infantil) será no dia 2 de fevereiro, quando todos voltam para a sala de aula.

Atualmente, a rede municipal atende 8.636 alunos de 0 a 3 anos (na creche), 10.555 de 4 e 5 anos (pré-escola), 29.043 no ensino fundamental e 1.683 alunos na educação de jovens e adultos (EJA). Esses alunos estão distribuídos nas 157 unidades de ensino, sendo 51 creches, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 89 escolas de ensino fundamental, além de oito bibliotecas comunitárias.

Para atender essa demanda, a rede municipal conta com 8,7 mil profissionais, sendo que desse total 3,3 mil são professores.

Participaram do evento os vereadores Adevair Cabral, Leonardo Oliveira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges, e o presidente do Sintep/Cuiabá, João Custódio.