Educação / ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

05 de Setembro de 2018 14h47

Augusto Cury ministrará palestra em Cuiabá sobre programa implantado na rede de ensino da Capital

05/09/2018

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

No próximo dia 12 de setembro, o psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury, idealizador do programa Escola da Inteligência, estará em Cuiabá para um encontro com profissionais da Educação. O evento será no Ginásio Aecim Tocantins, às 19h30.

Na Capital, oito unidades escolares da rede pública municipal de Ensino aderiram ao programa que envolve 5 mil alunos da Educação Infantil ao 6º ano, 165 profissionais da educação, além de pais e responsáveis. Voltado para o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da inteligência, o projeto vem fazendo a diferença nas unidades onde está implantado.

A Escola da Inteligência foi desenvolvida com base na Teoria da Inteligência Multifocal e, entre seus objetivos estão: o estímulo às funções complexas da inteligência, o desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, e das relações interpessoais, além de fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional, contribuindo para a prevenção da depressão, estresse, ansiedade, baixa autoestima, fobias, alienação, agressividade e hiperatividade.

O prefeito Emanuel Pinheiro considera o programa inovador e um grande passo para a educação do município. “Em nossa capital ele foi implantado como um projeto piloto, mas seus resultados positivos são reais. O programa é inovador do ponto de vista do profissional da Educação, do aluno e das famílias e, um grande passo para que possamos avançar na qualidade do ensino ofertado na rede pública de Cuiabá e no fortalecimento das relações familiares, contribuindo de forma positiva para a formação integral e humanizada dos nossos alunos”, salientou.

Disponibilizado desde o início deste ano para as unidades escolares da rede municipal de Educação de Cuiabá, o programa tem uma meta ousada, formar uma geração de alunos com habilidades para interpretar comportamentos, mentes criativas, espírito empreendedor e capazes de enfrentar a vida e o mercado de trabalho.

O secretário de Educação da capital, Alex Vieira Passos falou sobre o que se espera do programa. “A partir de uma metodologia diferenciada o programa Escola da Inteligência educa as emoções e a inteligência e, com isso, promove uma melhoria nos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação dos alunos. Todos os envolvidos, professores, alunos e familiares, são beneficiados com mais qualidade de vida e bem estar psíquico”, destacou Alex Vieira Passos.

 

O programa

Alunos, pais e professores participam do programa por meio da utilização de kits de livros específicos para cada segmento e faixa etária. Para os professores, o programa propõe uma preparação específica para que possam administrar os conflitos dentro e fora das salas de aulas, gerenciar emoções e proporcionar melhorias no processo de ensino aprendizagem.

Todos os profissionais das unidades que participam do programa, do Ensino Infantil ao Fundamental (do 1º ao 6º ano), são orientados por meio de capacitação presencial, curso de Educação a Distância (EAD), e ainda acompanhamento pedagógico periódico.

No início do ano letivo, os pais também foram orientados, receberam um kit específico e participam de reuniões periódicas, nas unidades escolares, onde são discutidos diversos temas. Com as orientações eles podem auxiliar seus filhos potencializando a sua educação e participando de forma mais ativa na aprendizagem.

Os kits destinados aos pais têm conteúdo voltado para a análise da realidade e ajudam as famílias a se integrarem para que possam vencer juntos os desafios da vida contemporânea.

“Os livros são estruturados em etapas, de acordo com o ano escolar das crianças, e proporcionam um apoio no desenvolvimento das atividades dos professores, estimulando a participação dos pais ou responsáveis. Todo o material possui fundamentação em pensadores como Lev Vygotsky, Henri Wallon, Peaget, Paulo Freire e outros”, explicou a secretária adjunta de Educação, Edilene Machado.

 

Palestra

Em Cuiabá, Augusto Cury irá falar sobre o tema ‘Inteligência Emocional como um fundamento da Educação Humanizadora de Cuiabá’.

A palestra é voltada aos profissionais da rede municipal de Educação e gestores da Capital. Também estão sendo convidados profissionais e gestores dos municípios que integram o Vale do Rio Cuiabá e profissionais da educação ligados aos órgãos estaduais, escolas particulares e universidades (inclusive professores e alunos), além de representantes de instituições e conselhos.

Os interessados podem se escrever por meio link disponibilizado no site.

 

Serviço

Palestra ‘Inteligência Emocional como um fundamento da Educação Humanizadora de Cuiabá’

Data: 12 de setembro

Horário: 19h30

Local: Ginásio Aecim Tocantins

Inscrição: https://goo.gl/forms/aGgxSBrhYreyeUYM2