Educação / Recomeço

04 de Março de 2015 09h08

Atividades da educação de jovens e adultos iniciam nos presídios de Cuiabá

04/03/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

As atividades da Educação de Jovens e Adultos nas penitenciárias de Cuiabá iniciaram oficialmente na terça-feira (3) com a aula inaugural realizada na penitenciária feminina Ana Maria do Couto. A solenidade, que marca o início do ano letivo no sistema prisional, reuniu representantes das Secretarias de Educação do Município e do Estado e da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos humanos (Sejudh).

Em 2015, a Prefeitura de Cuiabá vai atender aproximadamente 130 reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá, da Penitenciária Central do Estado e da penitenciária feminina. 

O município vai atender quatro turmas na penitenciária feminina, quatro turmas na PCE e duas turmas no CRC. Cada turma será formada por 13 alunos em média. 

“O objetivo da educação nos presídios é garantir que o reeducando, mesmo privado de liberdade, resgate sua identidade e seja reinserido na sociedade e no mercado de trabalho”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk.

Acusada de homicídio, a reeducanda F.M.S. está detida no presídio feminino há um ano e sete meses. “Eu já sofri muito nessa vida e, como precisei trabalhar desde cedo, nunca tive a oportunidade de estudar. Quando sair daqui quero poder trabalhar e reconstruir a minha vida. Sei que será difícil, mas tenho certeza que vou conseguir”, disse.

Segundo a professora Joelma Leite, os reeducandos precisam de alguém que os ajude no resgate da autoestima e os estimule a mudar de vida. “É um trabalho de formiguinha, mas aos poucos vamos conquistando a confiança deles e os conscientizado da importância da educação para a transformação da vida de cada um”.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorileo, informou que em todo o Estado são atendidas 35 unidades prisionais e, em 2015, o governo pretende dobrar o número de atendimento, recuperando o maior número de reeducandos. “A educação é a base de tudo, ela transforma e liberta e o processo de recuperação não é possível sem a educação”.

Na abertura da solenidade, o professor Waldir Xavier, coordenador da Escola Municipal Darcy Ribeiro, apresentou a peça “O Menestrel” de Willian Shakespeare.