Educação / MATRICULA WEB

16 de Dezembro de 2017 10h32

As matriculas para alunos novos nas creches e CMEI poderão ser feitas entre os dias 18 e 21

16/12/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O período de matriculas nas Unidades Educacionais de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Cuiabá sofreu alteração em razão do feriado de natal.  As matriculas via web serão realizadas nos dias 18 e 19 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste, e nos dias 20 e 21, para as unidades nas Regionais Sul e Oeste.

Ao todo a SME está ofertando 4.800 vagas para alunos novos nas  51 Creches e 20 CMEI, para crianças de zero a 3 anos e 11 meses (nas creches) e de zero a 5 anos e 11 meses nos Centros Municipais de Educação Infantil.

Nesse período, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão acessar o Portal Matricula Web, disponível na página da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e após preencher o cadastro, solicitar a  matricula.

Para as escolas do Campo, as EMEBC e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), as matriculas para alunos novos serão realizadas no período de 03 a 09/01.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), da Secretaria Municipal de Educação, Conye Maria da Silva Bruno explicou que para auxiliar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistencial Social,  manterá servidores nos  CRAS, durante o período de matricula. “Utilizaremos a estrutura dos 14 CRAS, localizados nos bairros, para que os  técnicos da Secretaria  possam auxiliar aqueles que tiverem dificuldades no preenchimento do cadastro e solicitação da matrícula”, explicou .

Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis devem ter em mãos algumas informações importantes como o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF); endereço residencial (atualizado) e Certidão de Nascimento da criança.

Caso os pais ou responsáveis pela criança sejam beneficiários do Bolsa Família é necessário identificação do Número de Identificação Social (NIS) constante no cartão do programa federal.

Outra questão importante é a observância da idade das crianças a fim de que as matriculas sejam efetivadas. A Educação Infantil em creches e pré-escolas é ofertada às crianças até cinco anos de idade enquanto o Ensino Fundamental, em escolas, às crianças na faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade.

O ano letivo de 2017 se encerra no dia 21 de dezembro.

O  link para a realização da matricula para os alunos novos estará disponível na página da Prefeitura de Cuiabá, www.cuiaba.mt.gov.br a partir do dia 18 de dezembro.