Educação / Aula inaugural

03 de Fevereiro de 2016 07h32

Aprendizagem como processo de transformação é tema de 2016

03/02/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

“Aprendizagem/transformação: caminhos para a Educação”. Este foi o tema da aula inaugural de 2016, evento que reuniu todos os profissionais da educação da rede municipal de Cuiabá para discutirem melhorias para o setor. Este ano o evento foi dividido em quatro momentos.

No dia 29 o encontro foi com os técnicos em multimeios didáticos, técnicos de administração escolar e os técnicos em nutrição escolar. No dia 30 a aula inaugural reuniu todos os técnicos em manutenção e infraestrutura e no dia 1º de fevereiro os professores e técnicos em desenvolvimento infantil (TDIs).

Diferentemente dos outros anos, em 2016 a Secretaria Municipal de Educação promoveu a aula inaugural não apenas para os professores e técnicos em desenvolvimento infantil (TDIs), mas também para os técnicos em multimeios didáticos, em administração escolar, em nutrição escolar e os técnicos em manutenção e infraestrutura (vigilantes e serviços gerais).

“Não poderíamos dar atenção apenas aos profissionais que estão em sala de aula, mas sim a todos que contribuem para o processo educacional da rede municipal de ensino”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo. 

Conforme destacou Gilberto Figueiredo, cada um dos 8,7 mil profissionais da rede municipal tem seu papel importante nesse processo. “Dependemos do trabalho e empenho de cada um desses profissionais e temos a certeza que o sucesso de nossa gestão se deve ao trabalho coletivo da rede, por isso nada mais justo do que dividir esse momento com todos”, acrescentou o secretário. 

 “Essa valorização ao nosso trabalho nos dá motivação e incentivo para começar o ano com mais disposição para prestar nossos serviços à população, principalmente aos alunos”, disse a técnica em nutrição escolar Ana Domingas, da creche Maria Figueiredo Nunes.

Durante o evento, a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressaltou como a aprendizagem contribui para o processo de transformação. “Todos nós educadores lutamos por uma educação pública de qualidade e sabemos da nossa importância para consolidar os caminhos da educação”, observou a secretária.

A chefe de gabinete do prefeito Mauro Mendes, Julieta Domingues, que já passou pela pasta da Educação como secretária adjunta, participou do evento e destacou a importância da aula inaugural. “É importante destacar o quanto esse momento é importante e representativo para o município de Cuiabá e não tenho dúvida que a SME está formada por uma equipe que se completa”.

Atualmente, a rede municipal conta com 8,7 mil profissionais, sendo que desse total 3,3 mil são professores.