Educação / De volta às aulas

02 de Fevereiro de 2016 16h08

Ano letivo para os alunos da rede municipal começou nesta terça-feira

02/02/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Os 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá (escolas, creches e centros municipais de educação infantil) retornaram para a sala de aula nesta terça-feira (2). 

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, 2016 será um ano de muitos desafios e metas para a Educação, entre eles a nomeação do concurso público e a universalização do atendimento da educação infantil de 4 e 5 anos.

“Não existe nada mais precioso na rede municipal de educação do que o trabalho que os profissionais fazem com as crianças. E esse trabalho, feito com carinho e dedicação, é reconhecido pela população, principalmente pelos pais que avaliam o setor da educação como um dos melhores serviços prestados pela Prefeitura”, disse o secretário.

O ano de 2016 terá carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

Atualmente, a rede municipal atende 19,2 mil alunos na educação infantil, sendo 8,6 mil alunos na creche (de 0 a 3 anos) e os demais na pré-escola (4 e 5 anos), 29 mil no ensino fundamental e 1,6 mil alunos na educação de jovens e adultos (EJA). Esses alunos estão distribuídos nas 149 unidades de ensino, sendo 51 creches, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 89 escolas de ensino fundamental.

Para atender essa demanda, a rede municipal conta com 8,7 mil profissionais, sendo que desse total 3,3 mil são professores.

O ano letivo para os alunos começou nesta terça-feira, no entanto, para os profissionais da educação os trabalhos iniciaram no dia 21 de janeiro, quando os gestores participaram de reuniões administrativas e pedagógicas.

Entre os dias de 25 e 29 de janeiro foi realizada a Semana Pedagógica, momento em que todos os profissionais da educação se reuniram, em suas respectivas unidades de ensino, para discutir o planejamento do ano letivo e o projeto político pedagógico.

Na semana seguinte, todos os 8,7 mil profissionais da educação da rede municipal participaram da aula inaugural. No dia 29 o encontro foi com os técnicos em multimeios didáticos, técnicos de administração escolar e os técnicos em nutrição escolar. No dia 30 a aula inaugural reuniu todos os técnicos em manutenção e infraestrutura e no dia 1º de fevereiro os professores e técnicos em desenvolvimento infantil (TDIs).