Educação / VIVÊNCIA

28 de Maio de 2018 15h28

Alunos visitam haras e conhecem a realidade da produção agropecuária e a importância do cavalo nas atividades do campo

28/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estevão Alves Correa participaram nesta segunda-feira (28) de uma aula de campo.  A iniciativa é parte de um projeto incitado em 2013, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e Sindicato Rural de Cuiabá – MT, voltado para crianças e adolescentes na faixa etária dos 09 aos 12 anos.

O programa denominado Filhos no Campo está acontecendo nesta segunda e terça-feira (28 e 29), durante a Semana do Cavalo, no Haras Twin Brothers.

O objetivo do programa é proporcionar atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças e adolescentes além de proporcionar a elas conhecimento e informação em relação a realidade dos modelos de produção da agropecuária do estado, despertando o seu interesse e vivenciando o dia-dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

“Queremos oportunizar às crianças e adolescentes a possibilidade de vivenciar a realidade do campo e as etapas do processo produtivo, despertando nelas o interesse sobre o tema. A partir dessa vivência os nossos alunos adquirem uma opinião formada sobre a realidade do setor que mais ajuda o nosso estado a se desenvolver”, explicou a assessora pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP) da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Mesquita Foratto.

Segunda a coordenadora, o programa não se restringe as atividades da Semana do Cavalo, esse é um momento especial. Durante o ano as crianças e adolescentes visitam uma propriedade rural, onde acompanham as atividades desenvolvidas.

Nessas visitas, os alunos são acompanhados profissionais da unidade escolar e ainda recebem orientação de um instrutor e monitores, funcionários da fazenda.

Na visita desta segunda-feira, 34 alunos apreenderam sobre a importância do cavalo nas atividades do campo e processos produtivos.

Na terça-feira (29) será a vez dos alunos da EMEBC Nova Esperança visitarem o haras.