Educação / Justiça

15 de Dezembro de 2014 16h27

Alunos visitam dependências da Corregedoria-Geral da Justiça de MT

15/12/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 150 alunos de três escolas municipais de Cuiabá visitaram na quinta-feira (11) as dependências da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. A visita encerrou as atividades de 2014 do projeto Poder Judiciário na Escola. O projeto é uma iniciativa da Corregedoria, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Em 2014 o projeto atendeu aproximadamente 700 alunos do 5º e 6º anos das escolas Dejani Ribeiro Campos, Gracildes Melo Dantas, Lenine Póvoas, Madre Marta Cerutti, Rafael Rueda e 12 de Outubro. 

“O projeto propicia aulas de cidadania aos alunos. É um processo muito importante, pois eles aprendem sobre seus direitos e deveres e, principalmente, qual o seu papel como cidadão”, disse a diretora de Ensino da Secretaria Municipal, Vanilda Mendes. 

O coordenador do projeto, Lusanil Cruz, explica que o objetivo é levar a esses alunos um conjunto de informações que propiciará conhecimentos que vão ajudar na formação profissional e pessoal deles. “Acredito que o mais importante desse projeto é que ele resgata sonhos, despertando nos alunos a vontade de ser alguém na vida”. 

Antes de conhecerem a estrutura física da Corregedoria, os alunos participaram de uma palestra, proferida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho. Em sua fala, o desembargador disse que ficou emocionado com a presença dos alunos, pois recordou da sua infância, quando ainda sonhava com a magistratura. “Não foi fácil chegar nessa posição em que ocupo hoje. Tive que estudar muito e muitas vezes tive que me privar de algumas coisas, mas hoje eu recebo a recompensa”.

A professora Simara Alexandra Oliveira, da escola 12 de outubro, disse que o projeto contribuiu para despertar nos alunos o comportamento crítico. “Eles estão mais participativos nas aulas e questionam mais. Na época da eleição, por exemplo, a participação nas discussões foi muito intensa. Eles acompanharam todo o processo eleitoral, conheciam todos os candidatos e sabiam das propostas de cada um”. 

A aluna Lorena Vitoria Andreoli, 12 anos, uma das beneficiadas com o projeto, diz que aprendeu muito durante as palestras. “Foi uma lição de vida para todos nós. Eles nos passaram esperança de que podemos ter um futuro melhor”.

O projeto despertou nos alunos o interesse pela magistratura. É o caso de Maik Brasil Rocha, 12 anos, aluno da escola Rafael Rueda, que sonha em ser juiz. “Agora eu compreendo como funciona os três poderes e estou certo que quero fazer parte do judiciário”, disse o aluno. 

Na visita, os alunos assistiram uma apresentação de mágica e também foram presenteados com bicicletas. Ao todo foram 12 bicicletas sorteadas entre as três escolas. 

Projeto – O Judiciário vai até a escola e explica à comunidade a sua sistemática. Durante uma hora eles discutem direitos e deveres, estrutura do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além do fomento de praticas de cidadania e saúde pública. As palestras são proferidas pelos magistrados, que participam de forma voluntária.