Educação / Educação

27 de Março de 2014 15h43

Alunos se encantam com a magia do circo

27/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A magia do circo tomou conta das dependências da creche municipal Amália Curvo de Campos na manhã desta quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional do Circo.

Uma tenda circense foi montada dentro da unidade de ensino e uma variedade de atrações foi oferecida aos 113 alunos, com idade entre 2 e 3 anos e 11 meses.

Vestidos a caráter, eles se divertiram participando de atividades lúdicas, muita música, comeram pipoca, algodão doce, brincaram no pula-pula, e como não poderia deixar de ser, se divertiram com o palhaço.

Segundo a diretora da creche, Fátima Budoia, o evento integra o projeto “A Magia do Circo”, que foi trabalhado com os alunos desde o início do mês. A diretora explica que o projeto visa valorizar a arte circense, estimular a imaginação da criança, a fantasia, resgatar as brincadeiras de infância e desmistificar o medo, principalmente do palhaço. Segundo ela, através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia.

“As crianças adoram esse tipo de evento, pois elas saem da rotina. Além disso, é um momento de socialização entre todos, tanto com os outros alunos como também com os profissionais”.

Conforme o coordenador pedagógico, Jesuel Ferreira, levar o circo para dentro da escola é dar a oportunidade pra a criança conhecer esse mundo encantado que é o circo. “A maioria delas nunca entraram em um circo e com certeza nunca vão ter essa oportunidade. Mas a creche está proporcionando isso”.

O dia foi tão especial que até os pais dos alunos resolveram participar. A balconista Claudiana Aparecida da Silva fez questão de ficar um pouquinho mais na creche para ver o filho Talisson, de 3 anos, se divertindo. “Isso é muito importante para ele, pois ajuda no seu desenvolvimento e eu como mãe faço questão de acompanhar”.

A doméstica Edna dos Santos resolveu faltar no serviço para participar com o filho. A mãe se fantasiou de palhaço e entrou na brincadeira. “Não poderia deixar de prestigiar”, disse ela.

A participação dos pais, segundo a Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI) Cirlei Fernandes, é muito importante, principalmente porque o projeto também inclui o tema família. “Nós estamos mostrando a eles como funciona uma família e a importância dela para as crianças e aproveitamos esse dia para mostrar como vive uma família circense”.

O projeto é de autoria das TDIs Darilene Correa, Elizabeth Delgado e Rosangela Conceição Rodrigues Dias.