Educação / Jogos Escolares

28 de Outubro de 2014 10h27

Alunos participam de campeonato de judô

28/10/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 115 alunos de oito escolas de Cuiabá participaram do campeonato de Judô realizado na sexta-feira (24) pela Secretaria Municipal de Educação. O campeonato de judô integrou a programação dos jogos escolares 2014.

A competição foi dividida nas categorias A (nascidos de 2000 a 2002) e B (de 2003 a 2005), feminino e masculino.

Participaram as escolas Firmo José Rodrigues, Helio de Souza Vieira, Constança Figueiredo, Filogônio Corrêa, Jescelino José Reiners, Tancredo de Almeida Neves, 12 de Outubro e Pedrosa de Moraes.

A escola Helio de Souza foi a que conquistou o maior número de vitórias nas categorias B masculino e feminino, levando sete medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e três de bronze.

Ainda nessa categoria, a escola Tancredo Neves levou uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. A escola Constança Figueiredo ganhou três de ouro e a escola 12 de Outubro conquistou uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. A Firmo José ganhou duas de prata e as escolas Pedrosa de Morais e Jescelino Reiners uma de prata cada.

Na categoria A masculino e feminino a escola Hélio de Souza também conquistou o maior número de medalhas, foram uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.  A escola 12 de Outubro levou uma de ouro e uma de prata e a Constança Figueiredo ganhou uma medalha de bronze. 

A aposentada Cecília Margarete Oliveira, avó do aluno André Luiz de Arruda, 8 anos, um dos medalhistas da competição, fez questão de acompanhar o neto para prestigiá-lo. “Eu gosto que ele pratique esportes e prestigiando as competições é uma forma de incentivar”, disse a avó, acrescentando que o garoto melhorou no comportamento e no estudo depois que passou a praticar o judô.  

O professor que monitora a oficina de judô na escola Tancredo Neves, Ruan Barreto, confirma que o esporte ajuda no desempenho dos alunos. “O judô é um esporte que tem por objetivo formar cidadãos e quando promovido na escola melhora o aprendizado, a disciplina e a concentração dos alunos”, explicou o professor. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, assim como as outras atividades esportivas oferecidas nas escolas, o judô tem por objetivo oferecer aos alunos uma ocupação no contraturno escolar. “Além de descobrir novos talentos para o esporte, também estamos tirando estes alunos das ruas, ocupando o tempo deles de forma saudável e prazerosa”, disse o secretário.