Educação / Dia do Livro

30 de Outubro de 2014 11h36

Alunos participam de atividades especiais no Dia do Livro

30/10/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

O Dia do Livro, celebrado na quarta-feira (29), está sendo comemorado na rede municipal de educação de forma bastante especial. Uma extensa programação foi preparada para ser realizada até sexta-feira nas Bibliotecas Comunitárias Saber com Sabor. A abertura da programação foi realizada na biblioteca Clóvis Cardozo.

Alunos das escolas municipais Maria da Glória de Souza e Guilhermina de Figueiredo participaram da abertura, declamando poemas e poesias. O evento contou também com doação e troca de livros, exposição de livros confeccionados por educadores e homenagem a alguns leitores da biblioteca.

“O livro é o item mais importante para a educação e a cultura de um país. Estamos aproveitando esse momento para estimular e disseminar a importância da leitura na vida dessas crianças”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que aproveitou a oportunidade para efetuar o seu cadastro na biblioteca Clóvis Cardozo. “Vou virar um leitor assíduo daqui”. 

A psicóloga aposentada Maria da Conceição Paes Leme foi uma das leitoras homenageadas pela Secretaria Municipal de Educação. Este ano ela chegou a emprestar 50 livros em uma das bibliotecas Saber com Sabor, ficando entre os maiores leitores. 

“Eu jamais me esquecerei do primeiro livro que li na minha vida, para mim ele foi o meu melhor brinquedo. A leitura é a melhor coisa que existe no mundo, ela só traz coisas boas pra gente”, disse a aposentada.

Mateus Barbosa, 12 anos, aluno da escola municipal Orlando Nigro, também está entre os leitores mais assíduos das bibliotecas. De janeiro deste ano até agora foram 36 livros emprestados. Ele conta que o gosto pela leitura começou durante o período das férias escolares e foi a mãe quem sugeriu que ele frequentasse a biblioteca. 

“Como eu estava de férias e a minha mãe não queria que eu ficasse muito na frente da TV e do computador, ela sugeriu que eu pegasse livros para ler. Eu gostei e não parei mais”, disse o garoto.

Conforme a mãe do garoto, a cabeleireira Laura Maria Barbosa, pelo menos uma vez por semana ele empresta um livro. “Eu incentivo porque sei o quanto é importante a leitura na vida de uma pessoa e eu só quero o melhor para o futuro dele”.

Nesta quinta-feira (30), a programação segue nas bibliotecas dos bairros Cidade Verde e Pedra 90. Alunos de 15 escolas participam de visitações a essas unidades. Na sexta-feira (31), as bibliotecas dos bairros Pedregal e Santa Izabel recepcionarão alunos de 11 escolas. 

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, de janeiro até agora as seis unidades receberam 24,1 mil visitantes. Nesse período foram emprestados pelo menos 7,2 mil livros. A biblioteca Clóvis Cardozo foi a que teve o maior número de empréstimos, totalizando 5,5 mil livros

Livro Esquecido – esta semana a Secretaria também reiniciou o projeto Livro Esquecido, que será realizado nos Parque Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flor, Massairo Okamura, em praças e terminais de ônibus.