Educação / PREMIAÇÃO NACIONAL

06 de Outubro de 2017 09h07

Alunos ganhadores da Medalha Paulo Freire destacam estudos sobre história de Cuiabá

06/10/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

A Medalha Paulo Freire, prêmio disputado por mais de 50 cidades de todo o país, cedeu a Cuiabá, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SME), a terceira colocação no ranking nacional. A premiação é do Ministério da Educação. 

O município entrou na competição com oito unidades escolares que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos que tinham sido realizados em meados de maio se destacaram por valorizar a Cuiabá dos 300 anos, com sua cultura, costumes e traços histórico-sociais.

Adjair Rodrigues e Ivone dos santos, alunos da EJA na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Jesus Criança, no bairro Nova Esperança contam que a experiência foi muito valiosa, pois levaram tudo que aprenderam para o dia a  dia.

“Eu sou cuiabano, e sempre passava por aí em frente aos lugares que a gente estudou, sem nunca ter parado pra estudar a história. O trabalho feito na escola me despertou muito interesse em estudar mais”, afirmou Adjair.

Já Ivone explica que a sala de aula a inspirou até a escrever um livro. “Estudando, pude ver que tudo que a gente estuda, ninguém mais tira da gente. E dá até mais vontade de estudar. Tanto é que eu fui escrevendo um livro, sobre Cuiabá. Está lá guardado para assim que puder publicar”, contou.

E escola é uma referência na rede, pelos trabalhos que realiza com os alunos da EJA na rede municipal de educação. A coordenadora da unidade, Esther Maria, reforça que a premiação se deve ao trabalho sério contínuo.

“É um trabalho que já está sendo feito em sala de aula, desde o início do ano letivo. Trabalhamos  focados na valorização da história local, para fazer com que nossos estudantes não sejam apenas seres ‘letrados’ mas sim, que tenham ampla compreensão do mundo que os cerca. E graças a Deus este trabalho está surtindo efeito na vida social deles [estudantes]. A premiação é o maior resultado deste trabalho assíduo.” afirmou a coordenadora.