Educação /

07 de Julho de 2011 17h40

Alunos e professores do município participam da abertura da exposição Rios Voadores

07/07/2011

Giovania Teixeira Duarte/Assessoria-SME

Foi aberta hoje (07-07) na Praça de Alimentação do Pantanal Shopping, a exposição “Rios Voadores”, promovida por meio de um termo de adesão entre a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e a Editora Horizonte.

O projeto foi idealizado pelo pesquisador Gérard Moss, sob a coordenação do professor Enéias Salati e pesquisa as massas de ar que provêm da Amazônia trazendo umidade para outras regiões do Brasil.

Cuiabá  foi uma das cidades escolhidas para participar do estudo porque está  ao longo da rota dos rios voadores, assim como Brasília (DF), Chapecó  (SC), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG).

A parceria entre a SME e o Rios Voadores teve início em maio deste ano com um curso de formação para os professores de Geografia e Ciências para subsidiar esses profissionais sobre a importância da Preservação Ambiental e da Amazônia.

O evento conta com exposição de fotos dos fenômenos responsáveis pelo título do projeto, apresentação de vídeos informativos e do Balão usado nas pesquisas do fenômeno.

Durante a cerimônia de abertura da mostra, Gérard Moss disse que apenas 5% das plantações e pastagens no país possuem uma estrutura de irrigação mecânica. “As outras 95% são oriundas das chuvas, que está ameaçada pelas mudanças climáticas. Por isso, a ciência é importante, mas sem um público alvo, ela não tem valor algum”.

Para controlar e reverter essa situação, segundo Moss, é fundamental que as decisões sejam tomadas de forma responsável e urgente. “Há 10 anos eu pensava que solução para os problemas ambientais era educar as crianças. Mudei de ideia, pois não temos mais tempo de esperar mais uma geração. Estamos vivendo um momento crítico. É importante educarmos as crianças, mas toda a sociedade precisa se envolver nessa causa”, alertou.

Na avaliação da secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, a consciência ambiental ainda não está amadurecida. “Imaginamos que quando falamos de meio ambiente, é algo que está distante de nós, mas ele é o lugar que vivemos. E é preciso cuidar de tudo que está ao nosso redor e por onde passamos, e fundamentalmente, levarmos isso adiante”.

Na oportunidade, a coordenadora de formação da SME, Elenir Honório do Amaral, agradeceu a parceria com o Rios Voadores e reiterou que a problemática ambiental deve ser encampada por toda a sociedade. “Esse projeto é um marco para o trabalho de formação com nossos professores, como componente curricular das nossas unidades de ensino e o desenvolvimento da temática com nossos alunos. Quando conhecemos e refletimos sobre a pesquisa desse projeto, percebemos que estamos muito mais próximos e dependentes da Amazônia do supúnhamos e imaginávamos”, concluiu.

São esperados diariamente 88 visitantes, entre alunos e professores das escolas municipais, que terão contato com as obras, obedecendo a um cronograma de visita.

A exposição permanecerá no shopping até o próximo dia 17e será  visitada por cerca de 660 pessoas, de 15 unidades de ensino. 

Mais informações:
(65) 3645-6578